Nuca realiza Encontro para adolescentes com foco no Selo Unicef

sexta-feira | 10/12/2021
O Encontro Municipal de Adolescentes foi realizado no auditório da Fiocruz. Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura Municipal de Eusébio, por meio do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Eusébio (NUCA), realizou nesta quinta-feira (9) o I Encontro Municipal de Adolescentes no auditório da Fiocruz com foco no Selo Unicef.

Estiveram presentes no evento: a primeira dama Marta Gonçalves; articuladora do Selo Unicef, Marta Mendes; Secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro; secretária-adjunta de Desenvolvimento Social, Patrícia Studart; Mobilizador de Adolescentes, Mackciel Castro, e a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), Carina Cordeiro.

Na oportunidade, foi elaborado o Plano de Participação Cidadã, atividade que conta ponto para o Selo UNICEF 2021/2024. Ao todo, 80 adolescentes debateram sobre as atividades que serão realizadas nos próximos quatro anos em Eusébio. Os temas debatidos com os adolescentes foram:  empoderamento de meninas e promoção da igualdade de gênero; prevenção da gravidez na adolescência e a promoção dos direitos sexuais e direitos reprodutivos; enfrentamento ao racismo e às violências; promoção da mitigação dos riscos e impactos das mudanças climáticas.

Segundo Makciel Castro, Mobilizador de Adolescentes de Eusébio, o encontro direcionado aos adolescentes proporcionou um momento de transformação social. “Foi um momento importante de transformação social, de impacto de vidas e que a participação não fica somente nos adolescentes, e sim, nas gerações. A partir dos adolescentes que estavam no encontro ontem, é possível que outros adolescentes também se encantem, se interessem por debater políticas públicas, que fazem parte da sociedade como seres que entendem seus próprios direitos”, conta.

A estudante Raíssa Oliveira contou que se sente muito bem acolhida em fazer parte do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Eusébio (NUCA). “No NUCA a gente tem vez, a gente tem voz, eu gosto muito de lá, foi aonde eu conheci meus amigos.  Na realidade, foi onde eu me encontrei”, disse.

Rosa Leite, psicóloga e titular da Coordenadora da Valorização e Proteção da Vida (CMVPV), esteve presente no evento falando com os adolescentes sobre a prevenção do adoecimento mental e de como deve ser o cuidado com a saúde mental.  “Participei do evento, mostrando o papel da coordenadoria, de que forma a gente trabalha, falando também sobre o cuidado com a saúde mental para os adolescentes”, finalizou.