Núcleo de Cidadania dos Adolescentes inicia atividades de 2015

segunda-feira | 02/03/2015

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Eusébio realizou nesta sexta-feira (27), no auditório da Escola Neusa Freitas de Sá, a primeira reunião do ano visando à elaboração do planejamento de 2015. O grupo, formado por 40 jovens das quatro macro-regiões do município (Centro, Santo Antônio/Pedras, Jabuti e Mangabeira), tem como objetivo principal, contribuir para a mobilização social e participação dos adolescentes nos diversos ramos da sociedade, visando à redução das desigualdades sociais.

Um dos temas discutidos durante o encontro foi à realização da 4a Conferência da Juventude, que deverá acontecer no dia 13 de maio. A criação do NUCA é um dos itens exigidos pelo Selo Unicef para que o município mantenha a certificação. O Eusébio marcha para o pentacampeonato do Selo Unicef neste ano. O NUCA-Eusébio é sucessor do Centro de Atendimento à Juventude do Eusébio (CAJE), que funcionava no município e já vinha trabalhando o protagonismo juvenil na cidade.

O NUCA também tem como meta, inovar o jeito de fazer com a participação dos adolescentes; contribuir com soluções para as demandas das comunidades, além de auxiliar para uma melhor leitura crítica e de compromisso com a cidadania e estimular que os adolescentes atuem como verdadeiros agentes das mudanças reais.

O prefeito Júnior destaca que o NUCA surge para somar com as demais ações que a Prefeitura já vem realizando de forma intersetorializada, visando beneficiar o segmento. De acordo com o chefe da municipalidade eusebiense, o Eusébio tem uma verdadeira rede de proteção social que beneficia tanto as

crianças como os adolescentes, seja com o Tempo Integral nas Escolas, com esporte, lazer, capacitações; como na Cultura, com diversos cursos gratuitos nas áreas de música, arte, teatro, desenho, oficinas; capacitações constantes visando o primeiro emprego nos Polos de Atendimento, além dos atendimentos

efetuados pela Ação Social.

“Criamos também a disciplina formação humana e cidadania nas escolas que atua de forma profilática para evitar que os nossos jovens enveredem pela criminalidade e violência. Apostamos que em um futuro próximo tenhamos uma nova geração de cidadãos de bem e cumpridores de seus deveres em nossa cidade” assevera o prefeito.