Obras do Centro Especializado em Reabilitação são aceleradas

terça-feira | 25/10/2016

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Obras, está acelerando a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER), unidade ligada à Secretaria de Saúde. O equipamento, que realizará serviços em reabilitação física, visual e intelectual, será referência para dez municípios das Microrregiões de Saúde de Fortaleza e de Cascavel.

O secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho Martildes observa que a conclusão da obra está garantida, pois o município já recebeu 80% dos recursos referentes ao empreendimento. “A obra atingiu cerca de 50% do seu total, e a previsão é que até o início do próximo ano ela esteja concluída”, frisou, destacando que será, ainda, necessário cerca de R$ 1 milhão para a compra de equipamentos.

Ele observa que o CER atenderá os municípios de Eusébio, Aquiraz, Itaitinga, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Pacajus, Horizonte, Chorozinho e Ocara e uma população de 600 mil pessoas. O local atenderá pacientes com deficiência física causada por sequelas de traumas; Lesão Medular; sequela de Acidente Vascular Encefálico (AVE); Amputações; Traumatismo Crânio Encefálico (TCE); Doenças Neuromusculares; Paralisia Cerebral; Paralisia Infantil; Neuropatias e outros.

Serão atendidos ainda pacientes com deficiência intelectual e com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), tais como; Autismo Infantil, Síndrome de Asperger e Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação. Também fazem parte das especialidades do CER, o atendimento a pacientes com deficiência visual.

O novo Centro contará com uma equipe formada por Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (Ortopedista e Neurologista), Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Técnico de Enfermagem e Terapeuta Ocupacional.

O prefeito Júnior observa que o Eusébio, por sua localização estratégica e sua organização administrativa, conquistou mais esse equipamento de referencia em saúde no Estado, já que o município já sedia a UPA, a Clínica de Diálise e o SAMU. “Quem ganha é a população que terá bem perto um equipamento de ponta, que vai realizar o atendimento de qualidade para os pacientes que necessitem de reabilitação”, observa o chefe da municipalidade.