Pacientes da UEPA participam do Projeto Praia Acessível na Prainha

quarta-feira | 21/09/2022
Ao todo, 15 pacientes acompanhados de seus familiares aproveitaram o dia de passeio. Fotos: Jully Lioba/PME

A Prefeitura de Eusébio, através do Centro Especializado de Reabilitação (CER) e sua Unidade Especializada da Pessoa com Autismo (UEPA), realizou nesta quarta-feira (21) uma manhã de atividade na Prainha, em Aquiraz. O passeio faz parte das comemorações da Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Ao todo, 15 pacientes acompanhados de seus familiares aproveitaram momentos agradáveis no Projeto Praia Acessível. Durante toda a manhã, os profissionais da UEPA estiveram dando o suporte necessário na atividade. Além do banho de mar, os pacientes e seus familiares participaram de um lanche organizado pelos profissionais da UEPA.

Arismênia Lima, terapeuta ocupacional e coordenadora da Unidade Especializada da Pessoa com Deficiência destaca os pontos positivos da atividade na praia. “Essa atividade é a primeira de muitas que iremos fazer através da nossa parceira com a Prefeitura de Aquiraz. Nós do CER estamos trabalhando para que essas crianças com deficiência física e também as crianças com autismo tenham a possibilidade de vivenciar isso. Para que elas possam desenvolver as habilidades sociais e as questões sensoriais também”, disse.

Beatriz Ribeiro, mãe de Júlio César de 10 anos de idade, um dos pacientes de fisioterapia da UEPA, destaca que o tratamento realizado no filho tem sido de grande importância para o desenvolvimento dele. “Ele já faz tratamento de fisioterapia no Centro Especializado de Reabilitação e trazer ele aqui hoje com os profissionais acompanhando foi muito bom”, disse.

O secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiro, esteve presente na ação e pontua que a ação foi muito interessante, “visto que a gente nota a felicidade deles e dos familiares. Nós da Secretaria, durante toda a semana, estamos fazendo essas ações para destacar, fortalecer e dar uma visibilidade maior as políticas públicas de inclusão e não deixar ninguém pra trás, e vamos fazendo isso na medida do possível”, destacou.