Paixão de Cristo de Eusébio trabalha a inclusão social de alunos especiais

terça-feira | 10/03/2015

O Núcleo de Apoio Municipal a Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME), ligado a Secretaria de Educação de Eusébio (Seduce) vai participar da encenação da Paixão de Cristo deste ano. O evento, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, contará com doze alunos do Núcleo com deficiência auditiva e intelectual. “Os meninos serão os soldados e as meninas as mulheres que choram”, afirma a coordenadora do NAMME, Luíza Ribeiro.

Para facilitar a comunicação dos alunos especiais com a direção do espetáculo, o grupo é sempre acompanhado por uma professora de Libras nos ensaios, que ocorrem nas tardes de sábado. O objetivo da participação dos alunos do NAMME no evento, segundo Luíza, é trabalhar a inclusão social dos mesmos, eliminar preconceitos. “Eles estão muito empolgados e vibram a cada ensaio. Está sendo muito importante essa participação para eles”, afirma Elieuda do Vale, ex-coordenadora do NAMME e atual presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O Prefeito Júnior destaca que a Paixão de Cristo de Eusébio tem como uma das suas características mais marcantes a democratização da arte, pois participam pessoas de todas as comunidades do município. Ele comemora a participação neste ano de pessoas com necessidades especiais, demonstrando assim a amplitude do espetáculo. “È uma oportunidade única para esses alunos de se sentirem incluídos e amados ainda mais. Esse é nosso propósito, de trabalhar cada vez mais na inclusão social e o combate ao preconceito, que infelizmente, ainda existente.”

Mulheres – O NAMME e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) realizaram, na sexta-feira passada, uma homenagem às mulheres em decorrência da passagem do Dia Internacional da Mulher, no último dia 8. O evento contou com palestras com médica Renata Gonçalves (Ginecologista), sobre prevenção de DST's e Câncer e da coordenadora do NAMME, Luíza Pinheiro, sobre Violência Doméstica. As mulheres presentes receberam ainda uma cartilha da Lei Maria da Penha, flores e perfumes da WU. A festa teve ainda corte de cabelo e foi concluída com um lanche farto.