Paixão de Cristo do Eusébio será em nova data

quarta-feira | 16/04/2014

O município do Eusébio, que já promove há três anos a maior Paixão de Cristo do Ceará, decidiu dar um presente a população do município e aos visitantes e realizará o espetáculo uma semana depois do feriado da Sexta-

feira Santa, nos dias 25 e 26 de abril. O objetivo é que um maior número de pessoas possam assistir a encenação que é realizada na cidade cenográfica Eusebelém. “Muitas pessoas aproveitam o feriado prolongado para viajar e acabavam perdendo a encenação. Agora neste ano resolvemos dar oportunidade para que todos possam ter acesso a esse grande evento”, afirma o prefeito de Eusébio, Júnior.

Ele destaca que neste ano estão envolvidas na preparação da Paixão de Cristo cerca de 600 pessoas. A encenação é realizada há 18 anos no município e teve início com um grupo de jovens da Igreja de Sant'Ana, incentivado pelo Padre Pimentel. O grupo iniciou as apresentações teatrais no Coreto da Praça 23 de Junho.

O então líder do grupo, Tarcísio da Cultura, atualmente vereador do município, foi ver a encenação na cidade de Pacatuba e pensou a possibilidade de reunir os jovens para uma apresentação. Aquelas primeiras apresentações, segundo ele, mesmo de forma amadora e com cenários precários, plantaram uma sementinha que floresceu e hoje se tornou a maior Paixão de Cristo do Ceará.

As apresentações passaram a ser anuais, sendo que em 1999 aconteceram em dez comunidades. Em 2005, já na administração do ex-prefeito Acilon Gonçalves, a pequena peça teatral, que reunia poucos participantes, começou a tomar maiores proporções, chegando a reunir na Praça do Polo de Lazer cerca de 3 a 4 mil pessoas, em apenas um dia de apresentação. No ano seguinte a encenação já contava com 300 pessoas na organização e apresentação.

“Nosso melhor ano, foi em 2009, quando apresentamos a peça no Caramanchão (construção ao lado da Escola de Artes em forma de Galpão). Conseguimos colocar em arquibancadas montadas no local e nas proximidades, mais de 7 mil pessoas, e já tínhamos mais de 499 pessoas entre atores, músicos e pessoal da parte de organização”, afirma Tarcísio.

De acordo como diretor, a partir daquele ano surgiu a ideia de se criar uma cidade cenográfica para abrigar o tamanho do projeto. “Junto com o Acilon pensamos então a criar uma cidade teatro para abrigar os milhares de pessoas que acorriam todos os anos para apreciar a encenação. Então em 2011 criamos a Eusebelém que tem capacidade para atender entre 4 a 5 mil pessoas sentadas”, observa.

O prefeito Júnior destaca o apoio que vem sendo dado ao projeto, que hoje faz parte do calendário de grandes eventos do município. Segundo ele, o espetáculo, além de encantar e emocionar a todos que assistem, tem entre suas metas, integrar os jovens e demais cidadãos em uma atividade cultural.

Argumenta que do projeto participam pessoas de várias comunidades, possibilitado também a descoberta de novos talentos. Hoje, a Paixão de Cristo do Eusébio será pela terceira vez consecutiva a maior do Estado, com cerca de 750 integrantes entre atores, produção, músicos e pessoal de apoio,” comemora o prefeito.