Prefeito Acilon abre a Semana do Bebê e diz que prioridade será a educação infantil

segunda-feira | 08/05/2017

Com o objetivo de desenvolver a qualidade de vida na primeira infância, a Prefeitura de Eusébio abriu nesta segunda-feira (8) a 6ª Semana do Bebê do Eusébio. Evento anual é realizado com o intuito fazer uma reflexão das condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece aos bebês que nascem na cidade, e com essa avaliação melhorar os serviços. Em seis anos de realização da atividade, o Eusébio deu grandes passos, como por exemplo, manter nos últimos 5 anos a menor mortalidade infantil do Brasil, com índice atual de 5 mortes por mil nascidos vivos, comparável a países europeus.

A solenidade foi aberta pelo prefeito Acilon Gonçalves que destacou a prioridade total da atual gestão para com a educação infantil, nas faixas etárias de 0 a 6 anos. Frisou, no entanto, que a preocupação da prefeitura com a criança, começa mesmo antes disso, ainda na gestação.

Destacou a gravidez planejada, que é supervisionada pelos agentes comunitários de saúde e os Postos de Saúde, locais onde são realizados os pré-natais. “Vamos realizar tudo que for preciso para que as crianças tenham pleno desenvolvimento na primeira infância e que aos seis anos estejam preparadas para chegar ao Fundamental I, e vencer as dificuldades que possam aparecer em suas vidas”, pontuou o prefeito.

Acilon observou que as ações conjuntas de todas as secretarias, encabeçada pela de Desenvolvimento Social, é fundamental para que os programas sociais possam ser vitoriosos em benefício da população em situação de risco social. Ele afirmou que na Semana do Bebê há o incentivo para a realização do parto normal, tanto que o Bebê Real, símbolo da semana, deve ser o primeiro a nascer de parto normal no município. “O Hospital Municipal tem amplas condições de receber as gestantes para que tenham seu parto normal com acompanhamento de familiar e sala própria para recuperação”, observou.

Em seguida, houve a apresentação do Coral Infantil da Escola Josefa Sá e a composição da Mesa da Solenidade formada pelos secretários: Michele Queiroz (Desenvolvimento Social), Goretti Frota (Educação), Léo Abreu (Cultura), o deputado estadual, Bruno Gonçalves, a vereadora de Fortaleza Marta Gonçalves, os vereadores, Nildinho, Elenilson, Dadá e Chico do Posto, entre outros presentes. O aluno do “Espaço Jovem”, Lucas Gabriel, falou sobre a importância da Semana do Bebê e destacou a presença do Bebê Real de 2016, José Lourenço, que completa nesta terça-feira, um ano de vida.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz, destacou os projetos e ação social realizados pela atual gestão com o objetivo de trazer qualidade de vida às mães e crianças do município, como por exemplo, a política de vínculos realizadas pelos CRAS e o de trabalho com famílias em risco social, pelo CREAS. “Essas políticas deverão ser ampliadas, conforme determinação do prefeito Acilon Gonçalves”, pontuou.

O deputado Bruno Gonçalves ministrou após a abertura, a palestra – A importância do pré-natal de qualidade para gestantes de alto risco. “Pré-natal de risco é um nome até agressivo, mas é fundamental para a manutenção da vida do bebê e da mãe, em riscos de Pré-eclâmpsia. O Eusébio tem uma das mortalidades mais baixas, comparável a países da Europa, mas isso ocorre por quê? Porque temos um pré-natal de qualidade e bem feito”, frisou.

Ele citou tipos de gravidez de alto risco, entre as quais a gerada na adolescência, de usuárias de drogas, diabéticas e com hipertensão. Com relação a esse último risco, Bruno observa que é muito traiçoeiro, pois não dói e nem demonstra sintomas, mas pode levar o bebê e até mesmo a mãe a óbito. Falou ainda da diabetes gestacional e da hipertensão. Segundo ele, o atendimento no posto de saúde é fundamental para as mulheres. “Aqui no Eusébio as gestantes são bem atendidas, acompanhadas e vamos lutar para o Eusébio ter um serviço de ultrassom, uma UTI neonatal”, concluiu.

Após a palestra, ele respondeu as perguntas dos presentes. Em seguida aconteceu a palestra “Atendimento de puericultura para os primeiros dia de vida (Dra. Aleuda). Nesta terça-feira a programação começa as 8h30min com três eventos simultâneos. Na Unidade de Saúde da Urucunema acontecerá a Roda de Conversa , pensando sobre o desenvolvimento saudável e a qualidade de vida da criança e Shantala; Na Unidade da Lagoinha haverá uma roda de conversa com o mesmo tema e na Escola Santa Clara, acontecerá uma palestra aos pais, sobre a escola a família, juntas em prol do desenvolvimento saudável e da qualidade de vida da criança.

As 9 horas no Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME) acontecerá a prática de massagem relaxante com os pais e seus bebês realizado por fisioterapeuta do setor de estimulação precoce. E finalizando a programação do dia, acontece às 14 horas na Creche Formiguinha, no Jabuti Km 20, uma palestra para os pais, com o tema Escola e Famílias juntas em prol do desenvolvimento saudável e da qualidade de vida da criança.