Prefeito Júnior lança o projeto “Meu Bairro em Destaque” no Novo Portugal

segunda-feira | 11/05/2015

O Prefeito Júnior lançou na última quarta-feira (6) o projeto “Meu Bairro em Destaque”, na localidade do Novo Portugal. O evento tem por objetivo realizar uma prestação de contas à comunidade, apresentar os projetos futuros e ouvir as demandas da população. O evento contou com as presenças do Prefeito Júnior, do ex-prefeito Acilon Gonçalves, da presidente da Câmara Municipal de Eusébio, Aldacira Targino, secretários municipais, demais vereadores, outras autoridades do município e a população da localidade.

O evento foi aberto pelo ex-prefeito Acilon Gonçalves que fez um histórico da comunidade. “Esse encontro tem como objetivo mostrar a vocês o que tem sido feito nesta localidade, desde 2005 quando assumi a prefeitura. Porque essa comunidade tem uma importância toda especial para a administração. Aqui tínhamos a Rua Bela Fonte, que era mais conhecida como Rua da Lama. A rua foi reformada. Revitalizamos a Escola Mundo Encantado da Criança, colocamos água encanada”, disse o ex-prefeito.

Acilon lembrou que o local onde hoje está o conjunto habitacional, era um buraco chamado Mata do Boi. “Nesse local as pessoas tiravam areia para vender. Aqui fizemos uma terraplanagem e construímos o maior conjunto habitacional do Eusébio, como 164 casas, o Novo Portugal. Todas casas estão calçadas, com água encanada e infraestrutura. Depois a comunidade disse que apesar da boa estrutura ainda havia o problema de ficar distante 15 quilômetros da sede. Abrimos então essa via aqui por dentro do Pires do Façanha, reduzindo o trajeto para 2,5 quilômetros até a CE-040 e 4 km até o Centro do Eusébio”, observou.

“Quando o Prefeito Júnior assumiu falamos de nosso carinho por essa comunidade e ele deu segmento às obras e as melhorias para vocês”, completou. Segundo o coordenador de comunicação social da Prefeitura de Eusébio, Serginho Aragão, o objetivo do encontro também é ouvir a comunidade. Ele destacou que as pessoas podem utilizar os canais de comunicação da prefeitura, como o WhatsApp, pelo 9999.3170, ou a Ouvidoria pelo número 3260.3736.

Em seguida, o Prefeito Júnior destacou os avanços conquistados pelo Eusébio, que tem atraído pessoas de outros municípios para usufruir dos equipamentos e serviços públicos da cidade. “Quem de vocês aqui não convidou um parente para vir passar uma temporada no Eusébio e fazer um tratamento de saúde em nosso sistema municipal, ou mesmo, para estudar em nossas escolas? Quando falamos, mostramos a realidade, não é balela. Das 37 escolas municipais, todas tem Tempo Integral, enquanto a maioria dos municípios ainda luta para ter uma escola em tempo integral”, revelou.

Segundo ele, os avanços na Educação são patentes, “o Eusébio tem nota no IDEB superior a média nacional, isso e fruto de um trabalho que vem sendo realizado desde 2005. A maioria de nossas escolas aumentou o número de matrículas e o número de alunos no tempo integral, demonstrando a confiança dos pais e o sucesso do projeto”, frisou.

O prefeito também destacou a área de saúde como primordial para a qualidade de vida das pessoas. Ele deu como exemplo a UPA que veio para melhorar o atendimento de urgência e emergência, “vocês receberam um material sobre os atendimentos da UPA, que deve ser prioritariamente para casos de urgência e emergência. Casos como dor de cabeça e febre devem ser tratados nos postos de saúde. Só em caso dos sintomas persistirem é que as pessoas devem se dirigir a Unidade de Pronto Atendimento”, lembrou.

Citou ainda que o Eusébio, pelo quarto ano consecutivo, teve a menor mortalidade infantil do Brasil. “Isso significa dizer que o SUS no Eusébio, funciona como deve ser. Temos 18 postos de Saúde e 19 equipes do Programa de Saúde da Família. O SUS preconiza um posto para atender 1.500 famílias. No Eusébio o posto que atende mais famílias, não chega a 700. Portanto nós temos o dobro do número de postos preconizados pelo Ministério da Saúde”, comentou.

Quanto ao Novo Portugal destacou as linhas do Transporte Regular Urbano de Eusébio (TRUE) que é gratuito e atende a localidade com duas linhas. Citou a creche Almir Ferreira da Silva, inaugurada há um ano, na localidade e que hoje atende 60 crianças em regime de tempo integral. Destacou ainda a construção do Posto de Saúde do bairro que está em fase adiantada de obras. “As dificuldades que vocês tinham de deslocamento até o Posto do Timbu, agora não terão mais, pois terão um posto a lado de suas casas, com médico, enfermeira, dentista, agentes de saúde e medicamentos”

O Prefeito Júnior deu destaque a mais nova obra do bairro que está sendo realizada somente com recursos próprios da Prefeitura que é o asfaltamento do percurso da Estrada do Fio, passando pela Bela Fonte, Novo Portugal, indo até a CE-040. “Dessa forma a distância entre vocês e a Sede será reduzida em mais de 10 quilômetros. Quando concluirmos a via que vai para o Olho D’água, vamos fazer uma ‘bicicletada' e espero a presença de todos vocês”, asseverou.