Prefeitura comemora 25 anos de criação do GAPA

terça-feira | 01/07/2014

O Grupo de Apoio e Prevenção a Aids (GAPA) comemorou 25 anos de fundação com diversas atividades, realizadas em conjunto com a Prefeitura Municipal de Eusébio. As ações contaram com participação do projeto Agente Jovem Adolescente (ASA), realizado pela administração municipal. No dia 26, a convite da Universidade Federal do Ceará (UFC), o vice-presidente da entidade, Makciel Castro apresentou os projetos de participação social dos jovens no Eusébio e nos conselhos estaduais.

No dia 27, os jovens que integram o ASA, a convite do Governo do Estado, participaram de um evento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), com a presença de 40 municípios, quando apresentaram o projeto de implantação da caderneta de saúde do adolescente, em parceria com a Prefeitura Municipal de Eusébio.

A programação teve continuidade no dia 28, na cidade de Itapipoca, quando os jovens do ASA, apresentaram em um seminário com os jovens daquela cidade e do município de Amontada, a peça “Nas garras do Capabode”, que trata da questão da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência.

No dia 29, domingo, o GAPA realizou uma intervenção educativa em uma sauna em Fortaleza e, na segunda-feira, a ação educativa foi realizada no Posto São Cristovão, na BR-116, com caminhoneiros. A atividade também com a presença dos agentes do ASA.

Segundo o presidente do GAPA, Armando de Paula, o lema do grupo é “fazer ações todos os dias nesses 25 anos”. Ele destaca a forte parceria com a Prefeitura Municipal de Eusébio em diversas ações de promoção à saúde. O que na sua visão, têm auxiliado diversas pessoas a ter uma melhor qualidade de vida e de saúde.