Prefeitura convoca eusebienses para doação de sangue na próxima quarta-feira

sexta-feira | 17/12/2021
A ação será realizada dentro da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Eusébio de Queiroz. Foto: Jully Lioba/PME (Arquivo).

A Prefeitura de Eusébio convoca todos os eusebienses a realizarem doação de sangue na  próxima quarta-feira (22), durante mais uma ação do Projeto Hemoce Perto de Você.  A ação será realizada dentro da Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, na Rua Maria Teixeira Joca, s/n, Coité, das 9h às 16h.

Para os eusebienses participarem da ação é preciso agendar o horário de atendimento através do site www.doador.hemoce.ce.gov.br . É importante lembrar que para doar sangue é necessário estar saudável, pesar acima de 50kg, ter idade entre 16 e 59 anos, apresentar um documento oficial como foto que pode ser: CNH, Carteira de trabalho e carteira de identidade.  Para menores de 18 anos, é preciso apresentar o Consentimento assinado pelo responsável legal do adolescente, o documento está disponível no site do Hemoce www.hemoce.ce.gov.br

Para esclarecimentos de quem vai doar sangue:

– Se teve COVID-19 tem que aguardar 30 dias após a cura da doença e ausência de sintomas;

– Caso tenha se vacinado da gripe (H1N1), a doação só poderá ser feita após 48h;

– Se tiver realizado procedimento de tatuagem, micropigmentação e maquiagem definitiva a doação de sangue só poderá ser feita após 12 meses dos procedimentos;

– Se tiver realizado a aplicação de Piercing em regiões de mucosas como nariz, boca e genitália, o procedimento de doação de sangue deve ser feito após 12 meses da retirada do acessório;

– Caso o  doador de sangue tenha feito exames endoscópicos como endoscopia, laringoscopia, colonoscopia e/ou similares, a doação de sangue só poderá ser feita após 6 meses da realização dos exames citados.

Conforme Nágila Lima, Coordenadora da captação de doadores do Hemoce, é importante essa parceria entre o Hemoce e as prefeituras municipais para captação de sangue e manter o estoque do órgão. “Muitas vezes é difícil a possibilidade de um doador que mora na Região Metropolitana ou em outros municípios virem a Fortaleza para doar sangue. Por isso, é importante o Hemoce ir ao encontro da população através do Projeto Hemoce Perto de Você. Que através  das parcerias que ajudam a promover a doação de sangue e garantir o estoque de sangue.”, disse.

Além da doação de sangue, o Hemoce também reforça a importância da doação de medula óssea e para se cadastrar como doador de medula óssea é necessário: Ter entre 18 e 35 anos;  Não ter tido câncer; Apresentar documento oficial com foto.

O cadastro será concluído com a assinatura de um Termo de Consentimento e a coleta de uma amostra de sangue (5ml).

IMPORTANTE: Durante o cadastro deverá ser fornecido dois nomes e telefones de contatos, para que seja possível localizá-lo, caso haja compatibilidade com algum paciente. O cadastro é único, mas é preciso mantê-lo atualizado. Maiores informações podem ser obtidas  por meio do Núcleo de Medula do Hemoce através do telefone (85) – 3101.2288 e do e-mail  nucleo.medula@hemoce.ce.gov.br

Foto: Divulgação – Hemoce