Prefeitura de Eusébio alerta para mudanças no calendário de vacinação

terça-feira | 10/01/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, observa que a partir deste ano, pais e responsáveis de crianças e adolescentes devem ficar em alerta com algumas mudanças no Calendário Nacional de Vacinação, feitas pelo Ministério da Saúde. As alterações para novos esquemas vacinais passam a valer a partir deste mês.

Com o novo calendário, sofrem alterações as vacinas HPV Quadrivalente e a Meningocócica C (conjugada). A HPV passa a ser ministrada em meninos com idades de 12 a 13 anos, considerando o intervalo de zero a seis meses. Nas meninas a faixa etária foi ampliada de 9 anos a 14 anos. Já a Meningocócica C estará sendo disponibilizada para meninos e meninas na faixa etária de 12 a 13 anos, considerando um reforço ou dose única, conforme situação vacinal.

Outra mudança foi a ampliação da faixa etária da vacina Hepatite A. A imunização será destinada para todas as crianças de 1 ano e 3 meses a 4 anos. O prefeito Acilon Gonçalves pede que pais e responsáveis fiquem atentos as mudanças. “É importante que os pais fiquem sempre atentos à caderneta de vacinação dos seus filhos e, no caso de dúvidas, procurar a Unidade de Saúde de referência mais próxima de sua casa”, alerta.

As alterações foram informadas pelo Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde e, de acordo com a nota informativa. As mudanças, segundo o MInistério acontecem por diversos fatores como situação epidemiológica, mudanças nas indicações das vacinas ou incorporação de novas vacinas.