Prefeitura de Eusébio alerta população sobre os cuidados contra o Aedes Aegypti

sexta-feira | 03/02/2017

A Prefeitura de Eusébio, através da Coordenação de Controle de Endemias da Secretaria Municipal der Saúde, conclui na próxima semana o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) de 2017. Os levantamentos têm o objetivo de identificar a porcentagem de imóveis que apresentam criadouros de mosquito na cidade. Conforme decisão do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União no último dia 27 de janeiro, os municípios com mais de 2 mil imóveis (O Eusébio tem mais de 12 mil) devem realizar o LIRAa, enquanto os municípios com menos de 2 mil imóveis devem realizar o Levantamento de Índice Amostral (LIA).

Em 2016, antes dessa decisão, o Eusébio realizou sete LIAs, o maior índice dentro da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, concluindo o ano com o Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,10 (o valor de referência de baixa infestação é de 1,0). Ao todo foram 23 casos confirmados, e um percentual de 45,0 casos por 100 mil habitantes. Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, os números são satisfatórios, mas é necessária a manutenção de medidas protetivas para que a situação continue sob o controle.

Atualmente, segundo ele, todas as 40 áreas de saúde do Eusébio estão cobertas pelos agentes de endemias, que hoje totalizam 45 pessoas, que estão visitando casa a casa no município, a cada um mês e meio. A previsão é que até o final do ano sejam realizados oito ciclos completos de visitas. Mesmo com todo esse esforço, o coordenador de Endemias da SMS de Eusébio, Iones Ferreira diz que é importante que a população contribua com esse trabalho.

“Estamos entrando na época do inverno, onde há um risco maior do surgimento de criadouros do Aedes Aegypti. Pedimos a população que recolha o lixo, não deixe garrafas, recipientes e vasos com água, que tampe as caixas d’água e use repelentes para evitar o contágio. Com esses cuidados todos estarão a salvo do mosquito”, disse Iones.

Além desses cuidados indicados por Iones, o prefeito Acilon Gonçalves destacou que com a coleta de lixo comum e a coleta seletiva, que ocorrem na cidade, as pessoas devem colocar os sacos de lixo na rua apenas nos dias das coletas. O prefeito solicita também que se evite jogar lixo em terrenos baldios e nas vias da cidade; que as pessoas não deixem água acumulada em lajes; que coloquem garrafas de vidro com a boca para baixo ou em local coberto; mantenham bem tampados tonéis e barris de água; e se tiver vasos de plantas aquáticas, troquem a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana; pede também que se evite guardar pneus velhos e que as folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas sejam removidos, entre outras ações.

“Cada um cumprindo sua parte, tanto nós da Prefeitura, com ações nas comunidades através de nossos agentes de endemias, como a população colaborando, vamos manter nossa cidade com índices bem baixos de infestação. Só lembrando a todos, que unidos podemos vencer essa guerra contra o mosquito, que transmite não só a dengue, mas a chikungunya, Zika e microcefalia. Portanto, cuidemos de nossa cidade, zelemos por ela e por nossa saúde”, pontuou o gestor municipal.