Prefeitura de Eusébio conclui a capacitação dos novos Agentes de endemias

sexta-feira | 27/09/2019

Os novos agentes de endemias, aprovados na seleção pública realizada pela Prefeitura de Eusébio no início do ano, concluíram nesta sexta-feira (27) a capacitação promovida pela Secretaria de Saúde, iniciada no dia 16 deste mês. Conforme a coordenadora do Departamento de Vigilância Sanitária da Prefeitura, Adriana Bezerra, durante a formação foram abordados os temas: SUS, Legislação, Vigilâncias em Saúde (Epidemiológica, Sanitária, do Trabalhador e Controle de Endemias).

Nesta sexta-feira, com o apoio dos Técnicos do NUVET, foram abordados os temas: Leishmaniose, Animais Peçonhentos, Doença de Chagas, Raiva, Leptospirose, Tracoma, Esquistossomose e Arboviroses. O momento contou com a participação dos integrantes do Comitê Municipal Intersetorial de Combate ao Aedes aegypti.

Nesta semana, eles também participaram de aulas de campo, com alunos da Escola Santa Clara e de panfletagem e abordagem direta aos cidadãos, no Centro da Cidade. O grupo foi dividido em duas turmas de aprendizagem: um grupo se deslocou até a Escola Santa Clara, no bairro do mesmo nome, quando participou de uma aula de campo, tendo à frente o educador social, Gilvan Cunha, com abordagens sobre a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. O momento fez parte do estudo da Educação em Saúde, do Programa de Saúde na Escola (PSE).

Já no Mercado Central do Eusébio, o outro grupo de agentes participou de uma abordagem educativa direta “boca a boca”, com os cidadãos, apresentando material de orientações e dando informações sobre os cuidados que as pessoas devem ter em casa para eliminar recipientes com água que possam servir de nascedouro para a larva do mosquito Aedes aegypti e as medidas de prevenção contra a Raiva.

Durante toda esta semana os agentes participaram de uma formação intensa vivenciando in loco o trabalho realizado pelos agentes de endemias nas visitas aos bairros. Neste sábado eles participam do  “Dia D” da Vacinação antirrábica no Eusébio, quando serão disponibilizados 29 postos de vacinação, tendo como meta imunizar 100% dos cães e gatos do município, ou seja, 10.684 cães e 4.930 gatos. A campanha de vacinação terá o envolvimento de mais de 100 profissionais da saúde.

O prefeito Acilon Gonçalves ressalta que com essa formação, os agentes de endemias estão aptos a contribuir com a promoção da saúde no município. Ele aproveita e convida a todos os eusebienses que tenham pets que se desloquem até os postos de vacinação para imunizar seus bichinhos neste sábado, de 8 às 17 horas. “Podem ser vacinados cães e gatos saudáveis a partir de três meses de vida, inclusive as fêmeas grávidas ou que estejam amamentando. A vacina contra raiva imuniza o animal por um ano, sendo necessário um reforço a cada 12 meses. Quem ama vacina seu pet”, frisa.