Prefeitura de Eusébio continua com a Campanha contra o sarampo até 13 de março

quinta-feira | 05/03/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, solicita aos país de crianças a partir de 5 anos de idade e aos jovens até 19 anos, que se dirijam ao posto de saúde mais próximo de suas casas para receberem a dose da vacina contra Sarampo, caso ainda não tenham feito esse procedimento. O sarampo é uma doença com um alto potencial de transmissão e a vacina é a única forma de proteção. “É importante manter o esquema vacinal em dia e aderir a essa primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo” afirma o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio.

A Campanha tem como público alvo as pessoas dentro do público alvo (5 a 19 anos) que não tenham recebido nenhuma dose da vacina ou estão com o esquema vacinal incompleto. De acordo com o secretário Mário Lúcio, são necessárias duas doses da imunização para garantir a proteção contra o sarampo, desde que, ambas tenham sido realizadas após os doze meses de vida.

A coordenadora de Imunização de Eusébio, Rita Alexandrino, destaca que a transmissão do sarampo acontece através de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou até através da respiração, que mantêm contato com outras pessoas sem imunidade. Em algumas regiões do País, ainda há forte presença e circulação do vírus. Por isso é tão importante a adesão à campanha. A segunda etapa da Campanha começa no dia 16 de março e vai até o dia 30 de abril. Nesta fase, serão imunizadas pessoas com idade entre 30 e 59 anos.