Prefeitura de Eusébio descentraliza o atendimento do Cadastro Único e do Bolsa Família

segunda-feira | 10/04/2017

Com o objetivo de melhor atender os usuários do Cadastro Único (CADÚNICO) e os beneficiários do Programa Bolsa família, a Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS), descentralizou o atendimento ao público por área atendida pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da Mangabeira, Jabuti e Sede. A medida facilita o acompanhamento das famílias no cumprimento das condicionalidades e averiguações das informações das mesmas.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz, a mudança vai permitir que o público seja atendido próximo as suas residências. Na sede da Secretaria do Desenvolvimento Social, por exemplo, serão atendidas as famílias da Tamatanduba, Coaçu, Guaribas, Amador, Sede, Parque Havaí, Lagoinha, Pires Façanha, Autódromo, Coité e Urucunema. No CRAS Mangabeira, as famílias do Novo Portugal, Olho D’água, Timbú, Encantada, Mangabeira, Precabura e Cararú e no CRAS Jabuti, famílias dos bairros; Santa Clara, Santo Antonio e Jabuti (19,20 e 21).

Michele observa que em breve o atendimento do CADÚNICO, realizado na Secretaria de Desenvolvimento Social, será remanejado para o novo CRAS SEDE que será inaugurado em breve. “Estamos efetuando a compra de novos computadores e impressoras para garantir um melhor atendimento aos beneficiários”, afirmou. O horário de Atendimento do CADÚNICO, em cada localidade, acontece das 8h as 16, de segunda a sexta.

A secretária Michele Queiroz destaca que a atualização do cadastro é um dos compromissos do Programa Bolsa Família, que a prefeitura vem realizando periodicamente. “Os dados devem ser atualizados a cada dois anos ou sempre que houver alguma mudança, como de endereço, renda, escola das crianças, entrada e saída de pessoas da família”. Ela destaca que é muito importante manter o cadastro atualizado para continuar recebendo o benefício. E ainda, declarar informações verídicas no ato do preenchimento do cadastro para evitar posteriormente, averiguações e bloqueios.

Para o prefeito Acilon Gonçalves a descentralização é um passo importante na gestão dos benefícios no município. “Estamos tornando o processo mais próximo dos beneficiários, sempre querendo melhorar a gestão e o investimento na vida daqueles que mais necessitam no município. Com essa ação proporcionamos o empoderamento das famílias e o fortalecimento dos CRAS como referências de promoção social no território em que eles atuam”, argumentou.