Prefeitura de Eusébio e Grupo Cine realizam mais uma Sessão de Cinema Adaptado

sexta-feira | 29/04/2022
A sessão foi adaptada com luzes acesas e som reduzido.Fotos: Levy Oliveira/PME

Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Eusébio, por meio da Unidade Especializada para Pessoas com Autismo (UEPA) apoiou mais uma Sessão de Cinema Adaptado para crianças, acompanhadas das mães ou responsáveis que assistiram ao filme Sonic 2, adaptado para eles. As pessoas portadoras de TEA possuem hipersensibilidade auditiva e visual, por isso a sessão tem que ser adaptada com luzes acesas e som reduzido. A equipe da Unidade Especializada para Pessoas com Autismo (UEPA), que funciona do Centro Especializado de Reabilitação Fares Andrade Said (CER) esteve presente durante toda a sessão dando o suporte necessário às crianças e às mães presentes.

O Grupo Cine Cinemas no Shopping Eusébio realiza na última sexta-feira de cada mês uma Sessão de Cinema Adaptada para pessoas com Transtorno Espectro Autista – TEA. Essa ação estava paralisada devido as restrições da pandemia do Covid-19. Simone Pereira, Supervisora do Grupo Cine do Shopping Eusébio destaca “Todos somos iguais. Então, o objetivo é trazê-los para a sociedade e por isso a gente realiza esse projeto, que começou bem antes da pandemia e estamos retomando agora para a pessoas com Transtorno Espectro Autista”, destacou.

A terapeuta ocupacional e Coordenadora da UEPA, Arismênia Lima reforça “A prefeitura de Eusébio é pioneira na questão da extensão desse tratamento de pessoas com TEA. Realmente é um tratamento diferenciado para essas crianças. Então, a gente está dando a oportunidade para as crianças, para familiares e também para os profissionais. Assim, a gente consegue vivenciar de forma mais efetiva as habilidades sociais no meio externo”, reforçou.

Maria, levou o filho de 8 anos, pela primeira vez ao cinema, após o tempo de restrição da pandemia. Segundo ela, ele ficou feliz com a expectativa de assistir uma sessão de cinema. “Estou achando a ação maravilhosa. Vai ser uma boa experiência para ele. É a primeira vez que ele está vindo ao cinema, principalmente sendo adaptado para os autistas”, disse.