Prefeitura de Eusébio encerra II Conferência da Pessoa com Deficiência

terça-feira | 03/10/2023
Fotos: Jully Lioba/PME

A Semana da Pessoa com Deficiência de Eusébio encerrou na última sexta-feira (29) com a Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência. Cerca de 220 pessoas se inscreveram e participaram da Conferência para a escolha de Delegados que irão representar o município de Eusébio na Conferência Estadual.

Na II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Eusébio foi trabalhado o tema central, subtema, eixos temáticos e sub-eixos da V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência conforme orientação do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência (CONADE).

Os debates e as deliberações foram estruturados em torno dos cinco Eixos Temáticos, com os três sub-eixos servindo como subtemas norteadores para o debate de cada Eixo. Segundo Arismênia Lima, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPEDE) “A Conferência vem para unir os equipamentos do município. Ela vem para dar possibilidade de avanços, dar a possibilidade que o outro possa ir mais longe com mais autonomia. E, também para ouvir os profissionais e onde a gente pode melhorar. Agradecemos a presença de todos que estão aqui”. Arismênia Lima –

O prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves pontua as importantes implantações na cidade em prol da pessoa com deficiência. “Procuramos atuar nas deficiências mentais, avançar nas deficiências físicas e intelectuais e sempre algo caminha menos que a outro. Tivemos que dar uma acelerada nos últimos dois anos na busca da justiça com as pessoas com deficiência intelectuais e múltiplas e assim revigoramos o NAMME com mudança de ambiente físico, com aumento de profissionais e com organograma de atendimento e inauguramos também p CER e a UEPA”, pontuou.

Na ocasião, o prefeito de Eusébio reforçou que está providenciando uma rampa para o auditório Neusa Freitas de Sá e o piso tátil paras escolas que possuem alunos deficientes visuais. “Amanheci o dia cobrando a nossa arquiteta sobre a rampa aqui do auditório. A primeira reunião que tiver nesse auditório em 2024, terá uma rampa para cadeirante nas medidas estabelecidas pela arquitetura e mais, as escolas que possuem alunos com deficiência visual, também terão o piso tátil”, disse.

Após das propostas homologadas pela Plenária da Conferência, foram escolhidas as representantes para a Conferência Estadual.

REPRESENTANTES GOVERNAMENTAIS:
Titular: Marcilene de Lima Abreu
Suplente: Elieuda do Vale Oliveira Gomes da Silva

REPRESENTANTES DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL:
Titular: Jeane Teixeira de Sousa
Suplente: Anna Kamylle Salles