Prefeitura de Eusébio imuniza 82% dos cães e gatos com a vacina antirrábica

segunda-feira | 22/11/2021
No total, foram vacinados 12.456 animais, ou seja, 82% acima da meta estimada de 80% (Foto Levy Oliveira/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e seu Setor de Controle de Endemias e Zoonoses, realiza a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de Cães e Gatos, já tendo atingido 9.238 cães imunizados (89%) e 3.218 gatos (67%), até o dia 20 de novembro. No total, foram vacinados 12.456 animais (82% acima da meta estimada de 80%).

Iniciada em outubro e prorrogada nos meses de novembro e dezembro, a vacinação é aplicada em cães e gatos saudáveis a partir de três meses de vida, inclusive as fêmeas grávidas ou que estejam amamentando. “A vacina contra raiva imuniza o animal por um ano, sendo necessário um reforço a cada 12 meses”, frisa o coordenador de Endemias da SMS, Iones Ferreira.

O dia D da Vacinação aconteceu no dia 06 de novembro, mas o Governo do Estado deu o prazo até dia 27 de dezembro para que os municípios vacinem os cães e gatos e envie os dados. Segundo Iones Ferreira, durante esse período as equipes de endemias estarão realizando a vacinação em condomínios e nos locais que não tiveram cobertura vacinal satisfatória.

“Reforçamos que o Setor de Endemias e Zoonoses dispõe de vacina antirrábica durante todo o ano. Quem quiser pode trazer seu cão ou gato para vacinar no setor, que fica situado na Rua Blumenau, esquina com rua Guaramirim, anexo ao PSF da Lagoinha. Funcionamos das 7h às 12h e das 12:30 as 15:30h,” disse.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância da vacinação para manter a boa cobertura vacinal que o Eusébio vem obtendo anualmente. “Esse bom resultado, em conjunto com as atividades de vigilância e educação em saúde, representam as armas sustentáveis para manter a raiva sob controle em nosso município”, disse

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e se caracteriza como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente de 100%. O vírus é transmitido do animal para o homem principalmente através de mordida. Cães e gatos são os principais veículos da doença.