Prefeitura de Eusébio inicia campanha contra hanseníase, tracoma e verminoses nas escolas

terça-feira | 25/10/2016

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, iniciou em todas as escolas do município, a campanha contra hanseníase, tracoma e verminoses, destinada a alunos de 5 a 14 anos. Cada aluno passa pelo autoexame de imagens, e caso apresente manchas no corpo ou irritação nos olhos receberá medicamentos contra verminoses. A campanha, realizada anualmente, tem o apoio do Ministério da Saúde.

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho Martildes, a campanha tem como objetivo esclarecer sobre a cura, ensinar a se proteger das doenças e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. “Durante a Campanha, será realizada busca ativa de casos novos de hanseníase, tratamento coletivo para as geo-helmintíases e exames para detecção e tratamento do tracoma na população alvo”, revela.

Ele observa que a Hanseníase, é uma doença infecciosa causada pela bactéria “Mycobacterium leprae”, que atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. E caso não seja tratada, pode causar diversas deformidades pelo corpo. Já as verminoses, são infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. “As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento”, alertou.

O Secretário destaca ainda que a Tracoma é uma doença bacteriana que acomete os olhos, que se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Ele observa que os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz e que em alguns casos, não há manifestação de sintomas.

O prefeito Júnior enfatiza que o diagnóstico precoce feito em crianças e adolescentes é fundamental para a quebra da cadeia de transmissão da hanseníase. “Um dos objetivos da ação é a busca ativa para diagnóstico da hanseníase, a partir da criança, quebrando a cadeia de transmissão da doença. Isso porque quando há casos em criança é porque existe um adulto do seu convívio ainda sem diagnóstico e tratamento”, revela.

O prefeito recomenda que as pessoas procurem os postos de saúde caso apareçam manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se ela apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Afirma que após iniciado o tratamento a pessoa para de transmitir a doença quase que imediatamente.

“A hanseníase tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou o tratamento não for realizado adequadamente, pelo período preconizado, já que atinge pele e nervos”, diz o prefeito.

No ano de 2015 houve registros de casos novos de hanseníase em 148 (80,5%) municípios cearenses, sendo que 34 (18,4%) registraram mais de 10 casos novos da doença. Já com relação ao tracoma, no último inquérito nacional realizado entre os anos de 2002 e 2008 confirmou-se a existência da doença em todo o território nacional e uma prevalência média de 5,1%.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que uma em cada três pessoas do planeta está infectada por algum tipo verminose que, dentre outras consequências, gera sintomas que podem confundir os médicos.