Prefeitura de Eusébio inicia coleta seletiva no Centro

terça-feira | 12/05/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), iniciou, nesta segunda-feira (11), a coleta seletiva de lixo na Área 1, que engloba os bairros Centro e Lagoinha. O caminhão percorreu diversas ruas onde as equipes de mobilização realizaram o trabalho junto à comunidade, na sexta-feira passada, com a entrega do saco para separação dos materiais e folder explicativo sobre o projeto. Nesse primeiro dia, os coletores também fizeram o trabalho educativo nas casas que ainda não haviam sido visitadas.

Os cidadãos estão sendo orientados a separarem embalagens ou produtos de plástico, metal, vidro, papel e papelão, caixa de leite longa vida, jornais, revistas e óleo de cozinha usado (armazenado em recipiente sem tampa. Para o senhor Antonio Eudes Oliveira da Silva, morador da Rua Elsa dos Santos Freitas, Parnamirim, o projeto é excelente, “recebi o saco para separação na sexta-feira e hoje entreguei o material separado e já recebi outro saco. Esse projeto é excelente pois auxilia na limpeza da cidade e ainda gera renda para outras famílias”, destacou.

Segundo o coordenador da coleta seletiva de Eusébio, Anízio Frota, a Marquise que faz a coleta de lixo da cidade, está trabalhando em comum acordo com a AMMA, para não recolher os materiais reciclados e sim o lixo que não pode ser reutilizado, como fraldas descartáveis, cigarros, restos de alimentos, entre outros materiais. Ele observa que é importante que as pessoas atentem para as orientações contidas no material informativo distribuído para auxiliar no trabalho dos coletores. “As pessoas no dia da coleta de seu bairro

devem colocar os materiais recicláveis para fora de casa o mais próximo possível do horário da coleta”, afirmou.

Segundo o Prefeito Júnior, o material coletado nas residências é doado para a Associação dos Catadores de Eusébio, que vai processar o lixo e vender para a indústria de reciclagem, fazendo com que o lixo se torne um novo produto. “Quanto maior a participação da população, mais preservado ficará o nosso meio ambiente e mais limpa será a nossa cidade”, frisou o chefe do executivo eusebiense.

Na próxima sexta-feira, a mobilização educativa será realizada nos bairros Parque Havaí e Urucunema para que a coleta seja iniciada na próxima terça-feira, dia 19. Nesta segunda-feira, foi iniciada uma mobilização no bairro Santa Clara, realizada pelos próprios catadores. A Associação e o Galpão da Coleta Seletiva ficam localizados naquele bairro.