Prefeitura de Eusébio lança a “Via de Lazer” no próximo domingo, 25

terça-feira | 20/10/2015

A Prefeitura de Eusébio realiza no próximo domingo, dia 25, o projeto Via de Lazer, na Avenida Eusébio de Queiroz. O evento tem como objetivo criar um espaço no município, onde os cidadãos possam praticar diversos esportes, como corrida, skate, patins, caminhada, entre outras atividades.

Serão 7 km de pista livre para a população. A ação conta com o apoio das diversas secretarias, entre as quais, a de Esporte e Juventude, Cultura e Turismo, Autarquia Municipal de Trânsito, Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano, Secretaria de Segurança e Guarda Municipal.

A atividade acontecerá de 7 às 11 horas, e quem quiser participar não necessita de inscrição. Segundo o Prefeito Júnior, as ruas de lazer acontecem em diversas cidades do mundo. Onde administração pública “fecha” uma via para que os cidadãos se exercitem e tenham momento de lazer.

A ideia é muito difundida nos Estados Unidos e Europa. No Brasil, esse tipo de atividade ocorre a algum tempo em Brasília. Mais recentemente a prefeitura de São Paulo decidiu fechar, aos domingos, a Avenida Paulista para o lazer dos paulistanos.

Além da realização de diversas atividades ao ar livre, a Via de Lazer também tem o objetivo, segundo o Prefeito Júnior, de humanizar a cidade, proporcionando o aprendizado, a saúde, a amizade e alegria para crianças, adultos e idosos da cidade.

Ele observa que em algumas cidades do país, as ruas de lazer contam inclusive com leis e regras claras. Na Via de Lazer de Eusébio, a segurança e tranqüilidade dos cidadãos serão garantidas pelos agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, que fecharão uma das pistas da Avenida Eusébio de Queiroz para as atividades e controlarão o trânsito, pelos guardas municipais, e pelo policiamento.