Prefeitura de Eusébio lança cartilha com orientações para minimizar os efeitos dos transtornos mentais crianças devido a pandemia

segunda-feira | 31/01/2022
Presente a evento, realizado no CAPS Geral do Eusébio, o prefeito Acilon Gonçalves destacou a importância da publicação (Foto: Levi Oliveira)

A Prefeitura Municipal de Eusébio, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta sexta-feira (28/01) o lançamento da cartilha “Criança Dendicasa – Cuidando da Saúde Mental dos Pequenos, na Pandemia e Pós Pandemia”, que é uma publicação em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Eusébio.

Presente a evento, realizado no CAPS Geral do Eusébio, o prefeito Acilon Gonçalves destacou a importância da publicação e afirmou que a gestão vem buscando ferramentas para minimizar os graves efeitos do grande conflito sanitário que vem assolando o mundo nesses dois anos. “Criança Dendicasa é importante e é importante transmitir essa ideia para todos que trabalham diretamente com esse público,” disse.

As autoras da cartilha, a terapeuta ocupacional Luzziane Feijó e a psicóloga Kaliny Oliveira destacam que a ideia surgiu a partir da observação delas quanto ao aumento dos agravos na saúde mental das crianças devido a pandemia, ao isolamento social que causou a ausência da escola e dos círculos de amizade, entre outros.

“Daí pensamos como auxiliar essas crianças e pais a cuidarem dessas crianças em casa então sentamos e fomos criando e saiu essa ferramenta de educação em saúde, que orienta pais e familiares a cuidarem das crianças dentro de casa. Aí estamos fortalecendo os vínculos familiares, diminuindo essa distância do que é ser adulto, do que é ser criança, para que os pais entendam a linguagem das crianças. Do que a criança necessita, por isso orientamos a ter uma série de atividades e uma rotina de acordo com sua idade e realidade”, afirmou Luzziane Feijó.

“Percebemos que as famílias vivenciaram momentos muito difíceis até o presente momento com a terceira onda e neste mês de janeiro as crianças da primeira infância de 0 a 6 anos tem tido um contato maior com a infecção e tudo isso junta-se as alterações e condições necessárias para o desenvolvimento da criança. As crianças com a pandemia apresentaram algumas alterações que prejudicaram a rotina e por isso essa cartilha foi criada para ajudar os pais e as crianças se organizarem ao novo normal e a ordem social. A cartilha vem pra ajudar pais ajudar crianças, trabalhar o vínculo, resgatar o estar dentro de casa e construir atitudes saudáveis para as crianças”, ressalta Kaliny Oliveira.

A coordenadora do CAPS Geral do Eusébio, Imaculada Mendonça ressaltou que o lançamento da cartilha marca o início das atividades do CAPS mais voltadas para a comunidade. Ela destacou a importância da cartilha e observou que de 2020 a este ano houve um grande aumento naquele equipamento do numero de crianças com transtornos ocasionados pela pandemia. Pontuou que o CAPS está em um novo momento, em novo local e com mais profissionais para atendimento das demandas, inclusive do público infantil, sendo um embrião para a criação do CAPS Infantil no município. Ela destacou que o CAPS mesmo sendo um equipamento da Saúde trabalha de forma intersetorializada com as demais secretarias em busca da saúde plena dos eusebienses.

O prefeito Acilon Gonçalves reforçou a importância das parcerias entre os órgãos municipais com o CAPS e citou o exemplo do Centro de Reabilitação e o futuro Centro Social da Primeira Infância, que será o primeiro do Nordeste e que segundo ele, será inaugurado no dia 23 de junho deste ano. “Queremos o CAPS lá também pois queremos fazer lá um Centro de Referência do tratamento da família”, detalhou. Falou ainda o secretário de Cultura, Tarcísio da Cultura, que citou a parceria que existe entre as secretárias, fruto da política implantada pelo prefeito Acilon Gonçalves

Em seguida as autoras da cartilha fizeram a apresentação sobre a criação da mesma e destacaram que após o lançamento será iniciado um ciclo de oficinas de capacitação com profissionais que atuam diretamente com o público infantil para que compreendam como trabalhar essa ferramenta com o público infantil. “O projeto piloto será com os profissionais do CAPS do Eusébio para criamos agentes multiplicadores dessa ideia. Essa cartilha faz parte hoje da Agenda do Selo Unicef”, concluiu.