Prefeitura de Eusébio mantém setor que auxilia no Planejamento Familiar

terça-feira | 30/07/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, conta com o Setor de Planejamento Familiar no Hospital Municipal Amadeu Sá, em parceria com a Policlínica Municipal Dr. Acilon Gonçalves. O órgão tem por objetivo realizar um conjunto de ações para auxiliar homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos e também a prevenir gravidez não planejada, garantias estas asseguradas pela Constituição Federal, através da Política Nacional de Planejamento Familiar.

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho Martildes, o setor realiza entre suas atividades voltadas para a mulher, a prevenção do câncer de mama, colo de útero e demais doenças do sistema reprodutor. O cuidado também inclui a adoção de métodos contraceptivos, como preservativo, anticoncepcional oral e injetável, DIU (dispositivo intrauterino), Implanon NXT (chip), tabela (método billings) e laqueaduras.

Com relação ao homem, as ações realizadas pelo Setor de Planejamento Familiar incluem a prevenção de doenças (câncer de próstata), adoção de métodos contraceptivos (distribuição de preservativos) e realização de intervenção contraceptiva definitiva (vasectomia). As intervenções para os dois sexos, no entanto, seguem critérios previstos por lei federal, entre os quais ter 25 anos e pelo menos dois filhos,

Acilon ressalta que todas as pessoas tem o direito garantido de decidir se terão ou não filhos, e o Estado tem o dever de oferecer acesso a recursos informativos, educacionais, técnicos e científicos que assegurem a prática do planejamento familiar. “Desde 1998, o Brasil, possui medidas que auxiliam no planejamento, como a distribuição gratuita de métodos anticoncepcionais. Já em 2007, houve a consolidação dessas ações com a criação da Política Nacional de Planejamento Familiar, que possibilitou a expansão das ações educativas sobre a saúde sexual e a saúde reprodutiva”, revela.

Destaca, ainda, que em 2009, a política foi ampliada quando o Ministério da Saúde passou a disponibilizar nos postos de saúde e hospitais públicos em todo o país mais de oito tipos de métodos anticontraceptivos. “Reforçamos essa política em Eusébio para que as famílias possam programar o futuro. Essa orientação permite, por exemplo, que os casais tenham a oportunidade de investir na carreira durante um período determinado, o que também beneficiará as crianças, que encontrarão um lar estruturado e equilibrado para se desenvolver”, disse o prefeito.