Prefeitura de Eusébio realiza campanha de conscientização sobre câncer de próstata

terça-feira | 09/11/2021
Os exames de rastreio devem ser feitos a partir dos 50 anos, independentemente de o homem sentir alguma coisa (Foto: Marcio James / Semcom)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, iniciou na Policlínica de Eusébio uma campanha de prevenção ao Câncer de Próstata baseada nos preceitos do Novembro Azul. E, na próxima sexta-feira (12) será realizado o dia D de prevenção. O câncer de próstata ocupa a primeira posição no país. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que serão 65.840 casos para cada ano do triênio 2020-2022.

De acordo com Francisco Mesquita, médico urologista da Policlínica de Eusébio, os exames de rastreio devem ser feitos a partir dos 50 anos, independentemente de o homem sentir alguma coisa.  “É recomendado fazer os exames de toque retal e PSA a partir dos 50 anos para todos os homens, independentemente de estarem sentindo alguma coisa ou mesmo os homens que não sentem nada.  E, aqueles que têm fatores de risco como histórico familiar como pai, irmão ou tio que tiveram câncer de próstata ou tem algum sintoma, esses devem começar  fazer o rastreio a partir dos 45 anos, 5 anos antes que a população geral”, destacou.

“Uma vez diagnosticado precocemente, as taxas de cura superam os 95% e quando o homem não faz o rastreio precoce e só procura o urologista quando está sentindo alguma coisa ou quando os exames dão alterados, a maioria dos casos já trata-se de doenças avançadas e as taxas de cura caem muito e aumentam as probabilidade de óbito por essa neoplasia”, pontuou Francisco Mesquita.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, é preciso conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, principalmente para procurar um médico e fazer exame preventivo.  “Não existe um remédio específico ou hábito como preventivo ao câncer de próstata. O que é recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia é a realização de dois exames preventivos que são: O de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico), que devem ser feitos por todos os homens, a partir dos 50 anos, ou até menos se tiver histórico familiar”, reforça.