Prefeitura de Eusébio realiza capacitação para a implantação da coleta seletiva de lixo

segunda-feira | 27/04/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio realizou, nesta segunda-feira (27), no auditório da Escola Neusa Freitas de Sá, o encontro de mobilização e capacitação para a implantação do Sistema de Coleta Seletiva no Município. O Prefeito Júnior afirmou que o novo Sistema de Coleta Seletiva de Eusébio, a ser lançado ainda neste semestre, colocará o município, entre os poucos do país que contam com um sistema de coleta, que produza sustentabilidade, preserve o meio ambiente e ao mesmo tempo gere emprego e renda para os munícipes.

“Hoje estamos nessa reunião com o intuito de mobilizar todos vocês a participarem desse sistema e de apresentar tudo que realizamos nesse período de 8 meses de gestação do projeto. Nosso objetivo é que ao ser lançado, ele possa alcançar seus objetivos de forma mais rápida”, destacou.

Segundo o prefeito, o projeto conta com apoio da AMMA, da Fundação Alphaville, da Cáritas e da Rede de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará. O chefe do executivo eusebiense recordou que na administração do prefeito Acilon Gonçalves, o Eusébio teve um projeto de reciclagem de resíduos sólidos, que inclusive foi destaque nacional, mas que devido a alta demanda que ele motivou não teve a continuidade esperada, proporcionando uma desmobilização da população.

“Agora vamos reimplantar e otimizar o projeto, que será realizado de forma gradativa, bairro por bairro, para que num espaço de um ano a um ano e meio, todo o município possa ser atendido pelo sistema”, afirma o prefeito.

Segundo ele, os bairros que não forem contemplados na primeira etapa, terão pontos de coleta para que os moradores possam se mobilizar. Ele observa que o projeto será lançado inicialmente, ainda neste semestre, nos seguintes bairros: Jabuti, Santo Antônio, Santa Clara, Urucunema, Parque Havaí, Centro, Lagoinha, Mangabeira, Precabura e Cararu.

Para mobilizar a população dessas localidades, o prefeito disse que conta com os profissionais das secretarias de Educação e Saúde, principalmente com os professores, diretores e coordenadores e com os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e profissionais dos postos de Saúde.O trabalho de mobilização também contará com os integrantes do projeto Jovem Sustentável, da Fundação Alphaville e terá como meta visitar casa a casa das comunidades explicando como funcionará o sistema. “Os jovens sustentáveis vão fazer o trabalho de formiguinha. Uma semana anterior à coleta, eles, juntamente com o nosso pessoal, irão às comunidades lembrar aos moradores sobre a necessidade da coleta dos materiais. Quero pedir o apoio de vocês para que o Eusébio consiga manter o Selo Verde e também promover a sustentabilidade e a geração de renda para os catadores”, disse o prefeito.

A coordenadora do Objetivos do Milênio do Eusébio, Maria do Carmo Santos, destacou que o Eusébio avança em relação ao 7ª razão do ODM, que é ‘Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente’. “Hoje o Eusébio dá passos largos, pois esse era um dos objetivos que discutimos na ODM municipal para um prazo médio, mas está sendo feito antes mesmo do nosso Plano Municipal de Resíduos Sólidos ter sido aprovado pela Câmara. É uma vitória”, frisou.

O presidente da AMMA, Celso Rodrigues, destacou que há cerca de um ano o prefeito Júnior o chamou ao gabinete e disse que o Eusébio tinha que retomar o projeto de coleta seletiva. “Desde então estamos trabalhando para que o projeto se concretize. Além do seu caráter de redução dos resíduos sólidos, também tem seu lado social de abrir espaço para que famílias tenham emprego e renda”, argumentou.