Prefeitura de Eusébio realiza formatura do Proerd 2022

quinta-feira | 01/12/2022

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza nesta sexta-feira (02), a cerimônia de formatura dos alunos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). O evento terá início às 8h da manhã no Ginásio Joaquim Gregório, localizado na Rua Irmã Ambrosina, nº 266, Centro. Participaram das aulas do Programa, 219 alunos da Escola Izídio José Campina.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) foi implantado no Estado em 2001 através da Polícia Militar do Ceará. No município de Eusébio, o programa atua desde o ano de 2009. É um programa essencialmente preventivo e comunitário, consistindo em três currículos: 5º ano, 7º ano e pais de alunos e é ministrado por policiais militares fardados durante um semestre letivo, sendo uma aula por semana.

Jéssica Soares, Socióloga e Coordenadora do Departamento de Programas e Projetos (DEPP), da Secretaria Municipal de Educação de Eusébio destaca os temas das aulas ministradas pelo PROERD. “No início deste semestre os alunos de 3º, 4º, 5º e 7º anos da Escola Izídio José Campina participaram de 10 aulas do PROERD. Tais como: Aulas sobre: considerar as consequências; resistência as pressões de grupos; valorização da autoestima; controle de tensão; solução pacífica de conflitos; influência dos meios de comunicação e busca de modelos positivos de vida, sempre visando a prevenção da violência e do uso de drogas e do combate ao bullying”, destacou.

Ainda de acordo com Jéssica Soares, o Departamento de Programas e Projetos (DEPP), da Secretaria Municipal de Educação (SME), é o responsável pela coordenação juntamente com o professor/instrutor do PROERD no município de Eusébio e as aulas foram ministradas Sargento da Polícia Militar Leandro Pereira da Silva.

“A solenidade de Formatura do PROERD, é a culminância do Programa, realizado com os nossos alunos da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Izídio José Campina. Durante o período de aprendizagem os alunos tiveram formação de laços afetivos e o curso teve o objetivo do oferecer estratégias adequadas para estes se tornarem cidadãos, a resistirem à oferta de drogas e ao apelo da violência, por meio de ações direcionadas a toda comunidade escolar e aos pais e responsáveis”, destacou Júlio César Costa Alexandre, Secretário de Educação de Eusébio.