Prefeitura de Eusébio realiza o 4º Festival de Histórias Infantis

quarta-feira | 19/10/2016

O universo dos contos de fadas foi retratado pelas crianças da Educação Infantil de Eusébio, através do 4º Festival de Histórias Infantis, evento promovido pela Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município, iniciado nesta quarta-feira (19), no auditório da Escola Neusa Freitas de Sá. Por intermédio de apresentações teatrais, musicais e interpretações de textos, os alunos apresentaram as histórias que compõem a biblioteca paradidática, e a literatura infantil mundial, com destaque para as histórias do Patinho Feio, a Rainha da Neve e Chapeuzinho Vermelho.

Com um auditório lotado, o Festival foi iniciado pelo Centro de Educação Infantil Francisco José dos Santos (Parque Havaí) que apresentou a música “O que é que tem na sopa do neném” com as crianças do berçário daquela unidade. Em seguida, foi a vez dos alunos do Infantil da Escola Oscar Feitosa, que apresentaram a história o “Patinho Feio”. O clássico conto de Hans Christian Andersen, publicada em 11 de novembro de 1843, traz a história de um patinho feio, que ao tornar-se adulto se transforma em um belo cisne. Já a Escola do Largão apresentou “O susto do ratinho inocente”, da coleção Paic, Poesia e Prosa, que compõe o acervo do projeto “Vem Ler Comigo”.

Chapeuzinhos vermelhos, vovozinhas, lobos maus e caçadores tomaram conta do palco do auditório da Escola Neusa, quando os alunos do Infantil III do CEI Maria Zuleide Rocha (Mangabeira), apresentaram o musical “Chapeuzinho Vermelho”. A programação seguiu com a Escola das Guaribas, que apresentou a história “A Borboleta Bailarina”.

O CEI Maria Tavares de Souza (Santo Antônio) levou ao palco “Cachinhos Dourados”, outro clássico infantil centenário, que conta a história de uma garotinha que encontra três ursos, de autoria do autor e poeta inglês Robert Southey e publicado pela primeira vez num volume de seus escritos em 1837.

Encerrando a manhã de fantasia, a Escola Francisco Tavares de Abreu trouxe o espetáculo “Rainha da Neve”, um musical que apresentou a versão da música Let It Go (Livre Estou) da animação Frozen, dos Estudios Disney. O conto de fadas tem 172 anos, é de 1844, e teve como autores: Anthea Bell e Hans Christian Andersen. Presente no Festival, a secretária Ivonilde Santos, destacou as belas apresentações das crianças e parabenizou todos os profissionais envolvidos, entre eles a coordenadora da Educação Infantil, Zuila Morais.

O prefeito Júnior observa que o Festival de Histórias Infantis é um momento lúdico, onde as crianças podem apresentar o aprendizado recebido nas suas unidades escolares. Ele destaca que a utilização de livros infantis nas escolas motiva os alunos a se interessarem pela leitura, auxiliando ainda na interpretação e raciocínio dos estudantes, para as séries posteriores. O Festival terá continuidade na quinta (20) e sexta-feira (21), no mesmo local, com as demais escolas do ensino fundamental I, da rede municipal de Ensino de Eusébio.