Prefeitura de Eusébio realiza programa de combate ao Aedes Aegypti em condomínios

segunda-feira | 11/04/2016

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, está executando o Plano de Intensificação das ações de Controle do Aedes Aegypti em condomínios urbanísticos no município. O plano tem como objetivo intensificar as ações de controle da Zika, Chikungunya e Dengue nos condomínios, contemplando o manejo ambiental, educação em saúde, comunicação e mobilização dos moradores. Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio Ramalho Martildes, as atividades visam, ainda, sensibilizar os moradores e trabalhadores das áreas sobre os cuidados que cada um deve adotar no controle de vetores; eliminar os potenciais criadouros de vetores e manter um ambiente impróprio para a natalidade de vetores.

“O plano prevê inicialmente uma vistoria em toda área operacional dos condomínios a fim de identificar e mapear os principais pontos críticos a serem controlados e em seguida a execução de procedimentos de boas práticas no gerenciamento de resíduos sólidos”, pontua o secretário. Ele destaca ainda que são dadas orientações sobre coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destino final, com atenção especial nos resíduos que possam acumular água; limpeza periódica dos reservatórios de água existentes no local e vedação dos mesmos; limpeza periódica das calhas e lajes existentes no local e drenagem, onde possível, das águas empoçadas.

Os profissionais da Secretaria de Saúde também ministram palestras e capacitações para diferentes setores que atuam na área dos condomínios como pessoal da limpeza e manutenção, concessionários e demais grupos de interesse. Já nas áreas externas são promovidas: a realização de varrição, capinação e drenagem das águas empossadas onde possível. Em último caso, pode ser realizada, também, por meio do Núcleo de Endemias da SSME, a aplicação de inseticidas em pontos críticos nos quais apenas o manejo ambiental não seja suficiente.

O prefeito Júnior destaca que o plano foi elaborado em janeiro de 2016, e incorpora uma nova metodologia que permite acompanhar as mudanças no cenário epidemiológico da dengue no município, auxiliando as ações de vigilância e controle. “Até 2015 as ações que compõem a vigilância em saúde para dengue eram elaboradas para cada ano para o período de transmissão. Pela proposta atual, são definidas ações para cada eixo do programa de controle, incluindo o detalhamento do plano de ação, numa proposta articulada com associações de condôminos, de Alphaviles e condomínios situados no município de Eusébio”, assevera.

A execução do projeto está sendo feita pelos agentes de serviços diversos e agentes de controle de endemias, com monitoramento do servidor da Secretaria de Saúde do Município Francisco Arimatéia de Lima.