Prefeitura de Eusébio realiza seminário de sensibilização contra o trabalho infantil

terça-feira | 09/05/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou no dia 5 de maio, o Seminário de Mobilização e Sensibilização para Erradicação do Trabalho Infantil ministrado pelo Procurador do Ministério Público do Trabalho, Dr. Antônio de Oliveira Lima. Na abertura do evento, o prefeito Acilon Gonçalves reinterou seu apoio a erradicação do trabalho infantil no Eusébio. Na sua visão, é um dever de todos garantirem que as crianças tenham uma infância plena, com a educação formal e com momentos lúdicos, que são importantes para a formação do caráter.

O objetivo do evento foi promover a conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao adolescente trabalhador; romper as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos – SDG, com vistas à ampliação, quantitativa e qualitativa, das políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente.

O Seminário foi realizado no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá e contou com a presença de representações de todos os segmentos da sociedade civil e de órgãos governamentais. A Secretária de Educação do Município, Goretti Martins, também falou durante o evento, destacando as ações realizadas pelo município visando o atendimento das crianças e adolescentes. E conclamou a todos para que denunciem casos de exploração de crianças em trabalhos considerados prejudiciais. Na sua visão o trabalho infantil deve ser combatido não só pelos poderes públicos, mas pela própria sociedade. Este Seminário faz parte do plano de trabalho anual do Município do Projeto PETECA.