Prefeitura entrega à comunidade o posto de saúde do bairro Jabuti km 20

terça-feira | 14/04/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, entregou nesta segunda-feira 13, a nova Unidade Básica de Saúde Francisca de Queiroz Guimarães, localizada Avenida Antônio Sobreira, no Jabuti Km 20.

A reinauguração contou com a participação maciça da comunidade, que há tempos esperava por melhorias no equipamento. A Unidade foi totalmente reformada e recebeu uma ampliação de 129,16m², com a construção de uma nova recepção, sala de espera, duas salas para procedimentos e um auditório para 50 pessoas.

A Unidade vai beneficiar 4.588 pessoas ou 1.305 famílias das comunidades do Km 20 e Km 21. Lá funcionam duas equipes do Programa de Saúde da Família, com atendimento das 07 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. O eixo de orientação do posto é a saúde básica, com dois médicos, duas enfermeiras, auxiliares e uma equipe de saúde bucal com dos dentistas. O local atende ainda casos de urgência ambulatorial com enfermaria e local para observação do paciente.

Além disso, a Unidade agora conta com espaço próprio para realizar as ações de educação para a saúde, com um auditório com capacidade para 50 pessoas. No local será possível a realização de palestras com os pacientes, capacitação dos profissionais e a realização de ações de prevenção. Na inauguração estiveram presentes: o Prefeito Júnior, o Deputado Estadual Bruno Gonçalves, o ex-prefeito Acilon Gonçalves, os secretários Mário Lúcio (Saúde), Ivonilde dos Santos (Educação), Goretti Martins (Esporte), Léo Abreu (Cultura), Ocleilson Lima (Autarquia de Trânsito), Evalzita Frota (Secretaria do Gabinete do Prefeito) e Sebastião Albuquerque (Obras), alémdos vereadores Aldacira Targino, Nonato Xilito, Paulo César, Fares Filho, Tarcísio da Cultura, Michel Chokito, Neila e Francisco França.

O primeiro a se pronunciar foi o vereador Nonato Xilito. Oriundo do Jabuti, o vereador agradeceu o apoio que o Prefeito Júnior tem dado para a comunidade, se empenhando ao máximo para resolver os problemas que surgem. Nonato comentou que a parceria entre o executivo e o legislativo visa propiciar um Jabuti e um Eusébio melhor para todos.

Em seguida, o Secretário de Saúde Mário Lúcio destacou o relevante trabalho que a Prefeitura vem desempenhando na área da saúde. Com um sistema que permite a cobertura de 100% na atenção básica de saúde. Dr. Mário Lúcio reforçou ainda que o trabalho não pára e comentou que dois novos postos de saúde estão sendo construídos, um no Novo Portugal e outro no Urucunema.

Já o Deputado Estadual Bruno Gonçalves afirmou que todo o trabalho iniciado em 2005 pelo ex-prefeito Acilon Gonçalves vem tendo continuidade na gestão do Prefeito Júnior, que com maestria segue aprimorando ainda mais os serviços públicos. O Deputado comentou ainda que nas próximas semanas irá, junto com o Prefeito, se reunir com o Governador Camilo para solicitar novos projetos e melhorias para o município, dentre eles a conclusão da Escola Profissionalizante localizada no Jabuti,

O ex-prefeito Acilon Gonçalves, por sua vez, observou que os ganhos obtidos nos últimos anos foram mantidos e estão sendo aprimorados. E o Eusébio, que já era destaque na saúde, na educação, no transporte público, na cultura, no desenvolvimento social e econômico, se consolida a cada novo momento como uma referência dentre os municípios cearenses.

Fechando os pronunciamentos, o Prefeito Júnior disse que estava muito feliz em ver aquele espaço lotado pela comunidade. Era um anseio antigo e agora a população recebia de volta um posto totalmente reformulado. O Prefeito comentou também que a Prefeitura vai iniciar a reforma na Praça do Jabuti e que até o dia 23 de junho, dia do aniversário do município, prevê a sua reinauguração. Júnior comentou que a Prefeitura segue trabalhando e que, se algum dia, o cidadão tiver alguma crítica, queixa ou reclamação, que ele recorra à Ouvidoria Geral do Município. Segundo o Prefeito, é tomando conhecimento dessas falhas que a Prefeitura tomará as atitudes necessárias para resolvê-las.

Em seguida, a placa da reinauguração foi descerrada pelo Prefeito Júnior e pelo senhor Zé Lúcio, companheiro de Francisca de Queiroz Guimarães, que dá o nome ao Posto de Saúde do Jabuti. Outros familiares da homenageada também estiveram presentes no evento.