Prefeitura integra pais na formação dos alunos

terça-feira | 21/10/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou, neste semestre, o projeto Roda de Conversa com os pais dos alunos integrantes da disciplina Formação Humana e Cidadania. O objetivo, segundo a secretária de Educação, Ivonilde dos Santos, e apresentar aos familiares como as escolas estão orientando seus filhos para a vida. “É importante nessa disciplina que os pais se integrem ao trabalho e se conscientizem da sua importância na formação humana de seus filhos”, destaca a secretária.

De acordo com a coordenadora da disciplina “Formação Humana e Cidadania”, Cláudia Eliza, no primeiro semestre foram trabalhados, com os alunos, diversos temas, como a afetividade, as drogas, o bullying, o respeito, o resgate dos valores morais e a cidadania, entre outros. “Agora neste segundo semestre estamos trabalhando com as rodas de conversa com os pais”, observa. A disciplina foi criada neste ano pelo prefeito Júnior, com o objetivo de auxiliar na formação dos alunos como cidadãos que conheçam seus direitos e deveres.

A ‘Roda de Conversa’ com os Pais’ segue uma receita simples. Inicialmente é feita uma dinâmica de integração, seguida de um vídeo ou um texto, que dá mote para o debate. “Todos participam e opinam sobre os temas e como resolver certos problemas. Dessa forma eles também estão sendo formados como lidar quando os enfrentarem”, destaca.

As ‘Rodas de Conversa’ estão sendo realizadas com a participação dos pais dos alunos do 6o ao 9o ano que contam com a disciplina no currículo escolar. Segundo Cláudia, a receptividade tem sido grande entre os genitores e também entre os profissionais das escolas. “O trabalho tem obtido tanto sucesso, que as próprias escolas estão utilizando esse modelo de reunião para atrair mais os pais para os encontros escolares”.

Segundo o prefeito Júnior, a disciplina “Formação Humana e Cidadania” foi criada com o objetivo de preparar os alunos a serem cidadãos cumpridores de seus deveres e que possam conhecer e exercer seus direitos. “No Eusébio temos uma educação que é exemplo, mas víamos que faltava algo mais, que era a formação dos alunos para a vida. Essa disciplina tem como função alertá-los também para o resgate dos valores morais, do respeito às leis, e funciona também com uma vacina contra a violência e o uso de drogas. Nossa meta é que num futuro próximo estejamos contribuindo para o surgimento de uma nova sociedade, onde as pessoas exerçam a cidadania em sua plenitude”, concluiu.