Prefeitura leva água para a comunidade do Vila Nova

sexta-feira | 09/10/2015

O Prefeito Júnior visitou ao lado do secretário de obras, Sebastião Albuquerque, a implantação do sistema de abastecimento d’água da comunidade Vila Nova, no bairro Olho D’água. A ação do município vai beneficiar cerca de 70 famílias que não contavam com água encanada em casa, e tinham que buscar o liquido em chafarizes próximos ou em poços profundos. Serão implantados 862 metros de encanação em seis ruas da localidade.

A ação faz parte do projeto “Água para Todos”, realizado pelo município que beneficiou no ano passado 1.400 residências. No município são 10.961 residências ligadas à rede de abastecimento. Segundo o prefeito Júnior, a ação decorre da parceria da Prefeitura com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Ele observa que a meta é que neste ano a prefeitura mantenha a média de ligações por ano que tem beneficiado 1.000 imóveis por período. “Queremos que todas as casas de Eusébio possam ter acesso à água de qualidade, pois assim garantiremos também mais saúde para nossos munícipes”, destaca.

A chegada da água a comunidade do Vila Nova só foi possível devido a construção de uma nova adutora de cerca de 3 mil metros de extensão veio resolver o problema de abastecimento d’água dos bairros que fazem parte da Grande Mangabeira. A obra já foi iniciada na Avenida das Américas e vem beneficiar os bairros: Mangabeira, parte da Precabura, Encantada, Maringá, Timbu, Olho D’água e Novo Portugal

Através do programa “Água Para Todos”, a Prefeitura de Eusébio quer levar água tratada para todos os munícipes, principalmente para àqueles mais carentes. O prefeito Júnior observa que através do projeto, a administração incentiva que os moradores se integrem suas residências ao sistema de abastecimento de água da Cagece.

“O usuário interessado em participar do projeto, deve se dirigir à sede da Secretaria do Desenvolvimento Social e fazer seu cadastro. A Prefeitura paga a ligação da água da casa até a rede de abastecimento e ainda concede a tarifa social para quem consumir até 10 m3 de água no mês”, revela o gestor municipal.

Atualmente 325 famílias estão cadastradas no programa. Além desse trabalho social, a prefeitura mantém 70 chafarizes em diversas localidades, que ainda são muito utilizados pela população. Segundo o secretário de obras, Sebastião Albuquerque, responsável pelos equipamentos, são realizadas análises constantes da potabilidade da água dos chafarizes para que a população possa consumir um produto de qualidade.

Ele observa que a prefeitura está ampliando a rede de água com a construção de uma adutora que vai abastecer toda região da Grande Mangabeira. “Dessa forma àquelas localidades que ainda não tinham água tratada, serão beneficiadas”. Segundo ele, o projeto Água Para Todos, é uma oportunidade de as pessoas terem água tratada em suas torneiras, em vez de se deslocarem até os chafarizes para ter acesso ao líquido.