Projeto ASA Alegria leva bom humor para as unidades de saúde de Eusébio

quinta-feira | 28/01/2016

O projeto Agente de Saúde Adolescente (ASA), realizado pela Prefeitura de Eusébio, através das Secretarias de Educação e Saúde, e reconhecido pela Unicef, resolveu inovar em sua atuação junto a pacientes das unidades de saúde do município, criando o projeto ASA Alegria. Os integrantes peregrinam uma vez por semana nas unidades de saúde do município, levando alegria aos pacientes. Através de atividades lúdicas, buscam proporcionar relações saudáveis junto às crianças, pais, acompanhantes e profissionais de saúde.

A abordagem é simples, segundo Shauanna Suzarte, estudante de enfermagem e integrante do ASA. “Abordamos o paciente com perguntas simples, e com a confiança mútua, tentamos arrancar um sorriso, tirando o medo das crianças que vão fazer exames, alegrando os adolescentes e adultos proporcionando que tenham mais rápido a saúde de volta. Pois existem estudos que mostram que o bom humor é um ótimo remédio para o bem estar pessoal”, explica.

Nesta quinta-feira, 28 de janeiro, além de Shauana, os ASA’s Vinicius, Bruna. Marcos e Samuel foram ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), ao Hospital Amadeu Sá e a Policlínica, situados em um mesmo conglomerado de saúde, levando alegria aos presentes. A idéia do projeto surgiu durante a reunião de planejamento das atividades para este ano, e foi baseada no já consagrado “Doutores da Alegria”, criado há 25 anos por Wellington Nogueira.

O “Doutores da Alegria”, por sua vez, foi inspirado no trabalho do Clown Care Unit, criada por Michael Christensen, diretor do Big Apple Circus de Nova York. Wellington integrou a trupe de palhaços em 1988, satirizando as rotinas médicas e hospitalares mais conhecidas. Ao retornar ao Brasil resolveu criar a ONG que dá nome ao projeto que funciona em São Paulo e Recife.

O ASA, criado em 2011, tem a finalidade abrir espaços para que os jovens trabalhem a prevenção dos agravos à saúde. Segundo o prefeito Júnior, o projeto busca criar um elo Escola-Unidade de Saúde e incentiva atividades, como o planejamento familiar e a participação das famílias no acompanhamento da saúde dos filhos. “Essa nova iniciativa, com certeza, dará mais substância e visibilidade a esse projeto, que já é inovador e reconhecido internacionalmente por seus resultados exitosos”, destaca o prefeito.