Projeto da Fiocruz estimula jovens mulheres para a Ciência

terça-feira | 15/02/2022
O projeto foi idealizado em comemoração ao Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência (Imagem: Fiocruz/Ceará)

Com o objetivo de estimular as mulheres a se interessarem pela ciência, a Fiocruz Ceará está selecionando alunas do Ensino Médio, a participarem projeto Meninas e Mulheres na Ciência 2022. O projeto foi idealizado em comemoração ao Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro. A data foi instituída em 2015 pela ONU. Desde 2019, a data faz parte do calendário de eventos da Fiocruz seguindo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030.

As meninas selecionadas serão amadrinhadas por uma cientista mulher da Fiocruz no Campus do Eusébio e acompanharão as atividades científicas de pesquisas de campo nos territórios, nos laboratórios de biotecnologia e diagnóstico da COVID, entre outras atividades.

As interessadas devem estar cursando entre o 1º e o 3º ano do Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas online, basta preencher o formulário de inscrição e se disponibilizar para participar de encontros e atividades virtuais e presenciais planejadas, entre os meses de março e agosto de 2022.

De acordo com a ONU, um em cada três pesquisadores de ciência e engenharia no mundo é mulher. Outros dados preocupantes é que as mulheres são apenas 28% do total de graduados em Engenharia e 40% nas áreas de Ciência da Computação e Informática. As pesquisadoras também tendem a ter carreiras mais curtas e menos bem pagas.

Faça sua inscrição aqui