Projeto Tudo Pela Vida promove solidariedade no Eusébio

terça-feira | 26/04/2016

A Escola Neusa de Freitas Sá, da rede municipal de ensino da Prefeitura de Eusébio, abriu na segunda-feira, 25, a 9ª edição do projeto “Tudo Pela Vida – Doe Sangue, Doe Vida”, que neste ano tem como temática as “Vivenciando as Regiões Brasileiras”. O evento, que envolve toda a comunidade escolar, tem como objetivo principal a realização de uma ação global, onde a doação de sangue e a solidariedade são as principais metas. A Escola foi divida em cinco grupos, cada um representando as regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Na solenidade de abertura aconteceram apresentações de dança e paródias, além da apresentação das equipes e a escolha da Rainha do evento – a aluna do 9º ano, Júlia Saldanha. Nesta terça-feira, cada grupo apresentou uma dança e uma peça teatral. As apresentações são julgadas por uma comissão formada por convidados da Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Saúde, entre outros órgãos. A pontuação vai de 10 a 100 pontos.

Nesta terça-feira, dia 26, cada grupo também montou um stand, com comidas típicas e artesanato de cada região. Os stands também foram visitados pelos jurados. No final da manhã também ocorreu uma dança aeróbica para avaliar qual a equipe mais animada. À tarde foi a vez das atividades esportivas.

Na quarta-feira, dia 27, ocorrerão às finais das competições esportivas e de 8 às 14 horas, serviços comunitários como a emissão de documentos (SSP-CE); cadastro para emprego, informações sobre carteira do trabalho e seguro desemprego e como elaborar um currículo (SINE); palestras sobre Zica, Chikungunya e Dengue (Secretaria de Saúde); como se preparar para o primeiro emprego (IEP); emissão de titulo de eleitor (TRE); Ação de Paternidade (Fórum de Justiça); trabalho da Secretaria de Segurança do Eusébio. Acontecerão, ainda, palestras sobre Drogas, Álcool e Autoestima.

Na quinta-feira, 28, será feita a contagem geral dos pontos de cada equipe e a coleta de sangue pelo Hemoce. No ano passado foram coletadas 90 bolsas e o objetivo para este ano é a coleta de mais de 100 bolsas. As equipes além de buscarem doadores de sangue, terão também como tarefa da gincana arrecadar alimentos para serem doados às pessoas carentes.

A atividade serve como nota parcial para os alunos já que eles trabalham com várias matérias, como história, geografia, cultura, português, ciências, entre outras.

O prefeito Júnior destaca o envolvimento de todos os alunos, professores, coordenadores e direção da Escola Neusa Freitas de Sá nessa atividade, que segundo ele, já é vitoriosa, pois a cada ano consegue mais adesões da comunidade pela seriedade do evento e seu alcance social.