Projeto Vem Ler Comigo lança concurso de redação no Eusébio

terça-feira | 04/04/2017

A Secretaria de Educação do Eusébio (Seduce), através da coordenação do Projeto “Vem Ler Comigo”, em parceria com o Departamento de Ensino Fundamental II, lançou nesta terça-feira (04), um concurso de redação voltado para alunos do 6º ao 9º ano, da rede municipal de ensino. A apresentação foi feita durante a reunião dos diretores com a presença da secretária Goretti Martins. Os quatro melhores trabalhos, sendo um por categoria, receberão uma premiação da Prefeitura Municipal de Eusébio.

Segundo a professora Liane Frota, uma das coordenadoras do projeto (juntamente com a professora Andréa Freitas), o concurso será dividido em quatro categorias: Conto; Texto Teatral; Notícia e Poesia. “Vamos premiar o melhor texto em cada segmento. O aluno receberá um tablet e o professor um “voucher” de R$ 300,00”, relata. Ela observa que os diretores anunciarão o concurso nesta quarta-feira em sala de aula.

Liane observa que cada série ficou com uma categoria e tema específico. O 6º ano ficou com a categoria conto e o tema Escola; O 7º ano, a categoria poesia e o tema Família; o 8º ano com o Texto Teatral e a continuação da história “Busca ao Tesouro”, de Monteiro Lobato e o 9º ano ficou com o gênero notícia e o tema são fatos ocorridos na escola, bairro, cidade ou em âmbito nacional que causou grande repercussão.

O concurso terá três etapas. A primeira é a realização de oficinas para a produção dos textos em sala de aula; em segundo lugar, a seleção dos melhores textos pela comissão julgadora das escolas e posteriormente pela comissão julgadora do município. Em terceiro lugar vem à premiação, que acontecerá no dia 1º de junho, no plenário da Câmara Municipal de Eusébio.

O projeto “Vem Ler Comigo” tem por objetivo incentivar o hábito da leitura entre os alunos da rede municipal de ensino. De acordo com o prefeito Acilon Gonçalves, a proposta tem conseguido êxito na melhoria no aprendizado da língua portuguesa, da interpretação do texto e no desenvolvimento escolar dos participantes. “O projeto proporciona aos alunos a ampliação do vocabulário, do aprendizado da língua, da interpretação, e que servirá, com certeza, como uma preparação contínua para enfrentar desafios futuros na escola e na vida”.