Saúde e Prevenção nas Escolas capacita alunos da Mangabeira

terça-feira | 07/04/2015

A Prefeitura de Eusébio deu inicio nesta terça-feira (7), a oficina de capacitação do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). O treinamento, que acontece também nos dias 9 e 10 deste mês, é voltado para 37 alunos de sete escolas da região da Grande Mangabeira, e visa orientar os integrantes do programa sobre os temas que devem ser trabalhados nas escolas neste ano de 2015.

A capacitação já foi realizada na região do Jabuti e na próxima semana acontecerá com os alunos das escolas da região do Centro. A oficina está sendo ministrada por integrantes do projeto Agente Jovem Adolescente (ASA), sob supervisão de técnicos da secretaria de Educação e de Saúde. As escolas participantes são as seguintes: João de Freitas Ramos, Cararu, Eduardo Alves, Francisco Tavares de Abreu, Elisbão Pio, Paulo Sá e Manoel Ferreira (estadual).

Durante os trabalhos são apresentados vídeos sobre os temas a serem trabalhados, tais como; DST/AIDS, violência, gênero, bullying, gravidez na adolescência, drogas, sexualidade, entre outros, possibilitando em seguida a realização de um debate.

Os alunos também participam de dinâmicas e apresentam dramatizações sobre os temas trabalhados. “O objetivo é orientá-los sobre as melhores dinâmicas que podem ser trabalhadas em sala de aula, visando manter o interesse do aluno sobre o assunto que está sendo discutido”, observa Adriana Bezerra, da Secretaria de Saúde. O treinamento na Mangabeira está sendo ministrado pelos seguintes ASA’s: Norbério Vasconcelos, Rodrigo Xavier, Caroline Girão e Dagnatan Almeida.

Segundo o Prefeito Júnior, o SPE é um projeto que conta com total apoio do Executivo, visando contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Ele destaca que a proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde em todos os níveis, articulando os setores de saúde e de educação.

“Através desse projeto, da ação dos Agentes de Saúde Adolescentes e da disciplina Formação Humana e Cidadania, estamos trabalhando para formar cidadãos que farão diferença em nossa sociedade. Tivemos um ganho significativo em nossos índices, principalmente quanto à redução da gravidez na adolescência, da evasão escolar e na redução índice de adoecimento entre os jovens. Isso já é fruto desse trabalho feito de forma articulada e integrada entre as Secretarias Municipais”, observa.