Secretaria de Educação de Eusébio apresenta planejamento para 2017

quinta-feira | 02/03/2017

A Secretaria Municipal de Educação (Seduce), da Prefeitura Municipal de Eusébio, realizou na sexta-feira (24), a primeira reunião de trabalho com a participação de todos coordenadores, equipe técnica e os diretores das 37 escolas da Rede Municipal. O objetivo foi apresentar a equipe e esclarecer o papel da Seduce nas escolas. Segundo a secretária de Educação, Goretti Martins, a reunião foi bastante produtiva, onde todos os presentes puderam dar sua parcela de colaboração para a melhoria da Educação no município.

Goretti observa que foi apresentado o planejamento de trabalho para este mês de março, as dificuldades e soluções para a melhoria da gestão. “Como estamos em um período de diagnóstico, onde os diretores, professores e demais servidores estão sentindo como é a novo modelo de administração, decidimos que cada coordenador e responsáveis por setores faria sua explanação para o conhecimento de todos”, frisou Goretti.

Ela pontua que durante as três primeiras semanas do mês de janeiro, a Secretaria chegou a trabalhar em três expedientes para concluir a lotação dos professores nas escolas da Rede Municipal, e durante esse período as direções das escolas sustentaram bem os trabalhos, auxiliando assim a Seduce a desenvolver a tarefa.

Na reunião, o coordenador do Tempo Integral, professor Alexandre Alves, falou sobre as mudanças que acontecerão no projeto neste ano. Em seguida as professoras Liane Frota e Andréa Freitas, observaram que darão continuidade ao projeto “Vem ler Comigo” com o acervo antigo até que os novos livros sejam disponibilizados aos alunos.

Falaram ainda os responsáveis pela Educação Infantil, Fundamental I, com destaque para as ações de planejamento e resultados parciais do Spaece (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará); Fundamental II, que abordou as disciplinas, livros didáticos, e planejamento para um trabalho mais intenso com os alunos do 9º ano, para que prossigam bem no ensino médio.

A reunião ainda tratou do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), que neste ano será oferecido em 14 escolas municipais; Equipe de Inclusão, que continuará com o trabalho de atendimento a alunos especiais; o Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), que esclareceu como será feito o atendimento nas escolas; o Censo Escolar e a Bolsa Família; Departamento de Planejamento; Merenda escolar e prestação de contas. Em seguida, a palavra ficou facultada aos diretores das escolas, que se pronunciaram sobre o trabalho, dúvidas, e outras impressões nesses primeiros dias de trabalho.

Para a secretária Goretti Martins o encontro foi valioso para que a equipe pudesse afinar o discurso e para sentir a motivação e garra com que a equipe está iniciando esse trabalho a frente da Educação no município. Ela afirma que a união entre os participantes demonstra a sintonia em torno do propósito maior, que é dar maior qualidade a Educação de Eusébio em todos os seus aspectos, sejam pedagógicos, estruturais, organizacionais e humanos.

O prefeito Acilon Gonçalves afirma que o encontro de trabalho foi fundamental para que os gestores recebessem as orientações necessárias para que o trabalho não sofra solução de continuidade. Ele frisa que se no ano passado, o Eusébio teve sete escolas consideradas Nota 10 pelo Governo do Estado, a meta para este ano é ampliar essa marca. “Continuaremos dando prioridade a Educação, pois acreditamos que é um direito fundamental que auxilia não só no desenvolvimento do nosso município, do Estado e do País, mas também de cada cidadão”, destacou.

O Prêmio Escola Nota Dez tem como base as informações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). A premiação é destinada a até 150 unidades escolares públicas que obtiverem os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa); e até 150 unidades escolares públicas de 5º ano, a partir do Índice de Desempenho Escolar – (IDE 5). O prêmio tem como finalidade reconhecer o esforço das escolas públicas para elevar a aprendizagem das crianças.