Secult lançará projeto Geloteca em agosto durante Semana Literária

terça-feira | 01/02/2022
Livros esquecidos em prateleiras ou que seriam jogados no lixo serão utilizados para abastecer a Geloteca. Foto apenas ilustrativa.

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), lançará em agosto próximo o Projeto Geloteca.  O tema do projeto é “Pegue um livro e alimente. Doe outro e solte a mente.” Algumas escolas do município serão beneficiadas com o projeto piloto. A primeira delas será a Escola Ana Bezerra de Sá, que fica no centro de Eusébio. O projeto Geloteca será lançado em agosto, durante a Semana Literária.

De acordo com Bruno Soares, Coordenador da Biblioteca Patativa do Assaré, o projeto piloto é direcionado para as escolas. Mas, dependendo da demanda pode crescer e ser implantado em postos de saúde também. “O projeto é direcionado às escolas, mas poderá ser também implantado em postos de saúde. Por exemplo: Se a pessoa estiver em um posto de saúde poderá ler um livro ou revista em quadrinhos enquanto espera ser atendido.”

Bruno Soares destaca que para o abastecimento da Geloteca, será necessária uma política de controle para escolher e abastecer com livros que seriam jogados no lixo ou esquecidos nas prateleiras. “Sempre vai ter um responsável para verificar os livros que faltam, ou revistinhas em quadrinhos e deixar a Geloteca sempre abastecida”, disse.