Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Transporte gratuito do Eusébio atende a 60 mil passageiros por mês

quarta-feira | 06/01/2016

O Transporte Regular Urbano (TRUE) de Eusébio chega ao seu quinto ano de funcionamento atendendo 60 mil passageiros por mês. O sucesso do sistema gratuito de transporte público e o aumento da demanda fez com que a Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) criasse em 2015 três rotas de apoio as já existentes, ampliando assim para 9 as linhas de interligação entre os bairros.

Segundo o presidente da AMT, Ocleilson Lima, foi criada logo no início do ano passado, a Rota 46 (Grande Circular). Essa rota percorre os bairros Centro, Tamatanduba, Santa Clara, Jabuti, Santo Antônio, Cauaçu, Encantada, Maringá, Mangabeira, Cararu, Timbu, Vila Nova, Olho D’água e Novo Portugal, com um trajeto com duração de 2h45min, o que deu uma sustentação maior ao sistema.

Destaca ainda a criação das linhas de apoio nas rotas: Centro – Santa Clara; Centro- Mangabeira e Centro-Hospital-Santa Clara-Santo Antônio, dando mais opções de horários para os usuários do sistema. “Essas rotas são as mais utilizadas pela população em geral”, assevera.

Segundo Ocleilson, a AMT realiza o gerenciamento do TRUE na sua sede, mas disponibiliza dois fiscais para acompanhar o cumprimento dos horários das rotas e para dar apoio aos usuários. Eles ficam durante o horário comercial no Mercado Central, considerado o local de início e chegada das rotas. “Vamos inaugurar em fevereiro um box exclusivo para o TRUE, onde as pessoas terão informações das rotas e poderão se cadastrar no sistema”, observa Ocleilson.

“O serviço é destinado aos moradores do município, aos servidores públicos e para pessoas que trabalham em empresas localizadas em Eusébio”, destacou. Ocleison assevera que os interessados em utilizar o sistema devem procurar a AMT, munidos com comprovante de residência, identidade ou outro documento com foto, se morador do Eusébio; caso servidor público que não more no município, deve estar de posse do contracheque. Já o trabalhador que resida em outro município deve levar a declaração da empresa que trabalha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3260 5255.

De acordo com o prefeito Júnior, o sistema, iniciado com quatro linhas, possibilitou a integração dos bairros do município, que apesar de ser relativamente pequeno territorialmente (aproximadamente 79 km²), conta com localidades distantes. “Hoje contamos com nove linhas que vem atendendo bem a nossa população. É um projeto pioneiro e inovador, que coloca nossa cidade como a única do Nordeste com esse serviço. Trabalharemos para dar continuidade a esse benefício, melhorando cada vez mais a oferta para nossos cidadãos”, declarou o gestor municipal.