Unidade da Fiocruz no Eusébio está 99% concluída e inauguração deve ocorrer neste semestre

sexta-feira | 20/01/2017

Com 99% das obras concluídas e solucionada a última desapropriação pendente na região, a Unidade da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz),no bairroPrecabura, em Eusébio,será inaugurada ainda neste semestre.A informação é do ex-presidenteda Fundação, Paulo Gadelha. Ele frisa que, com as pendências resolvidas, aEneldeveráprovidenciara energizaçãodo local, “Entre abril e maio deveremos iniciar as atividades aqui noPolo”, observou Gadelha.

Ele observa que já foram iniciadas também as obras Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais daBio-Manguinhos, outro órgão ligado a Fundação. Gadelha destaca que serão produzidas duas linhas de vacinas,baseadas em plataformasvegetais: a expressão transiente em folha de tabacoe a expressão em cultura de célula vegetal (de cenoura e tabaco).Segundo ele, a presença de uma área já desenvolvida de produção de vacina tem a capacidade de ser um atrativo não só para as cadeias produtivas regionais, mas também para a área de pesquisa.

PauloGadelha pontua que a nova unidade de Bio,a ser implantada em Eusébio, terá plantas industriais multipropósitos e prédios de desenvolvimento tecnológico e de controle e garantia da qualidade que permitirão nova capacidade de desenvolvimento e fabricação de produtos biofarmacêuticos para uso humano. “O Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais terá ainda um prédio administrativo, auditório, centro médico, restaurante, áreas de convivência e voltadas para a prática de atividades físicas, além da infraestrutura necessária a operação do Centro”, revela.

Para oex-presidente da Fiocruz, o Polo Tecnológico de Saúde vai transformar o Eusébio em ‘Cidade Inteligente’. “O Eusébio, com seu IDH maravilhoso e sua qualidade de vida, vem agregar um valor inestimável ao empreendimento. A cidade tem vocaçãopara a área de tecnologia, e em breve teremos aqui um Centro que formará mão de obra qualificada. Esse fator,com certeza,será um forte atrativo para empresas de alta tecnologia”, observou.

O prefeito Acilon Gonçalves frisa que o projeto foi concebido ainda no seu mandato anteriordeprefeito. Assevera que éuma obra importantíssimapara o Ceará.“Como disse o ex-governador Cid Gomes, que deu início a esse processo e indicou à localização do empreendimento aqui no Eusébio, essa será a obra mais importante para o Estado dos últimos anos. Trata-se de umpolotecnológicode saúdeque vai oferecer ao país,um centro de ensino e pesquisa para capacitar profissionais nessa área, além de empresas de ponta no setor. Esse Polomudaráo perfil do nosso município de forma definitiva,”finalizou.