Medida da Anatel pode antecipar implantação da internet 5G no Eusébio

sexta-feira | 21/10/2022
A Anatel pode antecipar a chegada do 5G nos municipios da Região Metropolitana (Foto: Pixabay)

Uma medida antecipada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) poderá agilizar a implantação da internet 5G no Eusébio e outros municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. A Agência deu sinal verde para que a Siga Antenado – entidade criada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo – inicie, já neste mês de outubro, os trabalhos de migração do sinal de recepção da TV parabólica nas regiões metropolitanas e nas proximidades de cidades com mais de 500 mil habitantes.

A medida é um dos passos da “limpeza de faixa”, necessária para o estabelecimento do 5G. A Agência afirma que a migração permitirá que seja avaliada “possível antecipação da liberação da faixa nessas cidades”. Outro passo que precisa ser cumprido são as ações de mitigação de interferências nas estações receptoras do Serviço Fixo por Satélite.

A Agência esclarece, no entanto, que a ação não significa, necessariamente, que a faixa de 3,5 GHz estará disponível para utilização em todos esses municípios a partir de 1º de janeiro de 2023. Oficialmente, o calendário de implementação da tecnologia prevê que o 5G começaria nas cidades com mais de 500 mil habitantes a partir de 1º de janeiro de 2023; em cidades de menor porte, a chegada se dará gradativamente até 2029.

Além do Eusébio, podem ser beneficiadas com a medida os municípios de Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Trairi.

*Com informações da Anatel