Alunos de 5º e 9º ano de Eusébio vão ser avaliados pela prova do SAEB 2021

segunda-feira | 01/11/2021
Ao todo, 19 escolas com 82 turmas de 5º anos e 16 escolas com 80 turmas de 9º anos serão avaliadas através da prova do SAEB 2021 (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza de 17 a 29 de novembro a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) para as turmas de 5º ao 9º ano. As provas são realizadas desde 1990 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Neste ano a Fundação Cesgranrio está responsável pela aplicação das provas em 70 mil escolas, distribuídas nos 5.570 municípios brasileiros.

Ao todo, 19 escolas com 82 turmas de 5º anos e 16 escolas com 80 turmas de 9º anos serão avaliadas através da prova do SAEB 2021.A Aplicação das provas presenciais serão da seguinte forma: Língua Portuguesa e Matemática censitário paras as turmas de 5º durante a manhã e as turmas de 9º no período da tarde. As escolas serão responsáveis por organizar as turmas e grupos de aplicação, combinar o lanche dos alunos participantes e toda estrutura para a realização da prova.

As provas de Ciências da Natureza e Humanas serão aplicadas em uma amostra de turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, o que significa aplicação de questionários eletrônicos. Conforme as normas da Anvisa, as salas de aulas serão preparadas com distanciamento de 1,5m entre as carteiras escolares, o uso de álcool em gel para a higienização das mãos dos aplicadores das provas e dos alunos. Além, do uso obrigatório de máscaras de proteção.

De acordo com Júlio César da Costa Alexandre, Secretário Municipal de Educação, é importante que os alunos não faltem a prova. Por isso o chamamento à comunidade e principalmente às famílias será essencial.  “É importante fazer um chamamento à comunidade escolar, e principalmente às famílias para que os alunos estejam presentes no horário correto da prova. Nós vamos disponibilizar toda estrutura necessária para os alunos! O importante que eles não faltem,” enfatizou.

As escolas e turmas que irão realizar as avaliações do SAEB de forma amostral, ou seja, através de questionários eletrônicos nas disciplinas de Ciências da Natureza e Humanas são: Evandro Ayres de Moura (9º turma B); Izídio José Campina (9º turma A); Mário Sales (9º C e 9º B) e Neusa de Freitas Sá (9º A e B).

Já as escolas que farão as provas presenciais do SAEB são: Adelino Bezerra, do Cararu, Eduardo Alves, Elisbão Pio, Erotides Melo Lima, Francisco Tavares, das Guaribas, João de Freitas Ramos, Josefa Sá, Lucimar Gomes, Maria de Fátima, Moacir Ferreira, Mundo Encantado da Criança, Oscar Feitosa, Otoni Sá. Paulo Sá, Raul Tavares Cavalcante I, Raul Tavares Cavalcante II, Santa Clara e São Miguel.

O prefeito Acilon Gonçalves, observa que o SAEB é a principal ferramenta de avaliação de aprendizagem do Brasil e consiste na realização, a cada dois anos, de uma prova por todos os estudantes de escolas públicas matriculados nas últimas séries de cada ciclo de ensino. “Essa prova permite medir mudanças no aprendizado ao longo do tempo e entre séries, por isso a importância dos nossos alunos comparecerem para que tenhamos uma boa avaliação e o Eusébio possa apresentar os resultados do trabalho que vem sendo realizado na Educação ao longo do tempo,” pontuou.