AMMA realiza capacitação de agentes ambientais para uso do decibelímetro

segunda-feira | 08/02/2021
O decibelímetro é indispensável para controlar a pressão sonora dos diversos espaços de trabalho e deve ser utilizado para regular os barulhos que sejam nocivos à saúde (Foto: PME/Divulgação)

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) realizou um curso prático de utilização do Decibelímetro para agentes ambientais visando a utilização adequada do aparelho tanto nas blitze ambientais, como no atendimento de denúncias recebidas da população de poluição sonora. O curso foi ministrado pela engenheira de Segurança do Trabalho, Daniela Marciel de Oliveira, da empresa Quality, localizada no Pecém. Segundo o presidente adjunto da AMMA, Sebastião Albuquerque, o curso foi ministrado sem ônus para a Autarquia.

Ele observa que o decibelímetro é indispensável para controlar a pressão sonora dos diversos espaços de trabalho e deve ser utilizado para regular os barulhos que sejam nocivos à saúde.  “É o mesmo Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS) que é utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora em ambientes externos e internos. O instrumento é fabricado para detectar ruídos abaixo e acima do que o aparelho auditivo humano pode registrar. Para tanto, possui um alto grau de sensibilidade no microfone acoplado ao aparelho”, destaca.

Conforme Albuquerque, o decibelímetro é de fácil manuseio e pode ser utilizado em diversas situações, como para medir o barulho de festas, ou de paredões de sons, entre outros. “Os paredões não são permitidos por lei municipal, mas recebemos muitas reclamações de poluição sonora no município”, comenta, acrescentando que a poluição sonora pode causar sérios danos à saúde da população.

Atualmente a AMMA conta com três aparelhos decibelímetros que estão sendo utilizados em blitze e quando os agentes são acionados pela população em casos de poluição sonora.  Conforme a Sociedade Brasileira de Otologia, 30 a 35% dos casos de perda auditiva ocorrem em razão da quantidade de ruídos que as pessoas são expostas durante as atividades de rotina da vida. A previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que pelo menos 900 milhões de podem fiquem surdas até 2050, se os cuidados não forem tomados agora. As causas principais da surdez hoje no mundo são: o envelhecimento, porque as pessoas estão vivendo mais e o crescimento exagerado dos ruídos produzidos no dia a dia das cidades.

Serviço

As denúncias de poluição sonora podem ser feitas pelos telefones (085) 32603615/ 3663/3836 ou pelo site https://amma-dataged.dynns.com:8001/dataged/index.asp

Veja como fazer a denúncia passo a passo no documento abaixo: