AMT inicia capacitação dos novos agentes de trânsito

sexta-feira | 11/07/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), está realizando o Curso de Formação dos candidatos convocados no concurso público para agente de trânsito realizado pela administração municipal. A capacitação, realizada pela empresa licitada Pró-Município, tem carga horária de 224 horas/aula e está sendo realizada na própria sede do órgão público.

Segundo o presidente da AMT, Ocleilson Lima, todos os instrutores do curso são operadores de trânsito, isto é, possuem a experiência do dia a dia do sistema. “Exigimos esse critério para que nossos agentes possam conhecer a realidade da fiscalização e educação de trânsito diretamente de pessoas que têm experiência nas ruas. São agentes da Policia Rodoviária Federal, da Polícia Rodoviária Estadual e do Raio. Temos ainda o apoio de uma psicóloga”, revelou.

Todo esse cuidado é para que em meados de maio, o Eusébio possa contar com esses agentes atuando nas ruas no trabalho de educação de trânsito e na fiscalização. “Nosso objetivo é que tenhamos um trânsito ordeiro e que flua com tranqüilidade, com o usuário tendo acesso a orientações de nossos agentes sobre a legislação e assim contribuir para a redução de acidentes no nosso município “, observa Ocleilson.

O curso tem como disciplinas: o Sistema Nacional de Trânsito (Legislação); O agente da autoridade de trânsito; Gerenciamento de conflitos com infratores de trânsito; Pilotagem diferenciada em situações de risco; Primeiros socorros; Psicologia aplicada; Fiscalização de trânsito; Condicionamento físico; Defesa pessoal; Identificação veicular; Ética social e a Prática de monitoramento, operação e fiscalização de trânsito.

O prefeito Júnior destaca a importância da AMT para a municipalização do trânsito no Eusébio. “Temos uma equipe que trabalha com afinco, diuturnamente, para iniciarmos esse novo processo em nossa cidade. Tenho certeza que, brevemente, o Eusébio dará um novo exemplo para o estado, pois teremos um dos melhores sistema de fiscalização e de educação de trânsito do Ceará”, concluiu.