Bate Papo Cultural desta quarta-feira apresenta Luana do Crato

quinta-feira | 21/05/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza nesta quarta-feira (20), a partir das 19 horas, no Espaço Cultural do Núcleo de Artes, Educação e Cultura Aloísio Bruno (NAEC), o projeto Bate Papo Cultural que terá como atração o personagem Luana do Crato. O NAEC fica na Avenida Eusébio de Queiroz, 4.600, Centro, ao lado do Polo de Lazer do município.

O projeto Bate Papo Cultural sempre traz artistas das mais variadas áreas para um painel com a participação da população. Já passaram pelo palco montado no espaço cultural do Naec; desenhistas, atores, atrizes, quadrilheiros, diretores, músicos, designers, blogueiros, entre outros. Neste ano o espaço recebeu nomes como Xexéu, ex-integrante da banda baiana Timbalada e o cantor Felipão.

No encontro, segundo o secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Léo Abreu, o convidado participa de um debate com os presentes, estimulando a propagação de atividades culturais distintas do cotidiano e buscando a integração de áreas variadas da arte em comum acordo com o fazer cultural. O projeto completou um ano de sucesso agora em 2015.

A atração desta noite é Luana do Crato, personagem incorporado pelo humorista Luciano Lopes. Aliás, Luciano não chega a ser um simples humorista, mas apresenta múltiplas linguagens artísticas. É ator, diretor, palhaço, humorista, produtor, roteirista, dramaturgo.

O artista é formado em Direção Teatral pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura, Graduado em Comunicação Social habilitação em jornalismo pela FAC- Faculdades Cearenses, Pós Graduado em Gestão de Talentos por Competência (FAC), e Metodologia do Ensino da Arte pela UECE.

Luciano iniciou sua carreira artística na cidade do Crato em 1987 na Sociedade de Cultura Artística do Crato (SCAC). Naquela cidade do Cariri, ele participou de vários grupos de teatro como ator, entre eles, os grupos Cênico e o Máscara.

Ainda no Crato fundou o Grupo Teatro Infantil de Amadores Cratenses (TIAC), onde dirigiu e atuou em vários espetáculos. Não demorou muito para ser convidado por Lucenir Cisne para dirigir e supervisionar o núcleo de artes do Instituto Cisnelândia, hoje Colégio Objetivo.

No ano de 2003, após uma temporada em São Paulo, Luciano voltou ao Crato para dar inicio a uma nova etapa da sua vida e fundou o “Bilu Bila e Cia – Grupo de Teatro e Palhaços do Ceará”. Simultaneamente criou o seu personagem mais famoso: Luana do Crato. A personagem se tornou conhecida nacionalmente após apresentar-se em vários programas em TVs locais e nacionais e hoje faz shows por todo o Brasil.

O prefeito Júnior observa que o Bate Papo Cultural é um dos eventos que possibilita que o público conheça o outro lado do artista em um momento rico e dinâmico, sempre possibilitando uma “palhinha” do artista em foco para os presentes. “O artista participa de uma conversa sincera com os presentes, possibilitando momentos bem enriquecedores para todos”, destaca.

Segundo ele, o projeto que completou um ano, tem trazido grandes nomes e obtido o retorno positivo da população. “Por isso convido a todos os eusebienses que gostam de humor e da arte, em todas suas vertentes, que se façam presentes a esse evento, que com certeza ficará marcado na memória dos que comparecerem”, afirmou.