Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

CAPS AD Eusébio realiza intercâmbio com São Paulo

segunda-feira | 07/07/2014

A Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas e o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD), da Prefeitura de Eusébio, realizaram um intercâmbio com a Prefeitura de São Paulo, onde conheceram o trabalho realizado na região da Cracolândia. Naquela região da Capital paulista, conhecida por abrigar um grande número de dependentes químicos, funciona o “Complexo Prates”, com um Centro de Convivência, um Centro de Acolhida da Assistência Social, um Caps AD – 24 horas e uma AMA – Assistência Médica Ambulatorial.

Segundo a Assessora Especial de Políticas sobre Drogas da Prefeitura de Eusébio, Micheline Said, houve uma troca de experiências entre as duas prefeituras. ”Eles ficaram muito interessados na nossa experiência de ressocialização dos dependentes químicos na sociedade. Após o tratamento que realizamos no Caps AD do Eusébio, os pacientes e suas famílias recebem todo acompanhamento de nossa equipe. Durante um ano eles tem acesso uma bolsa no valor de um salário mínimo e participam de capacitações para retornarem a sociedade, mais fortalecidos, para que evitem recaídas, nesse período eles passam por exames toxicológicos”, observa.

Ela destaca que o Eusébio tem conseguido um índice de recuperação de 20% dos atendidos, sem reincidência, enquanto a média brasileira é de 5%. “Essa ação da Prefeitura de Eusébio conquistou reconhecimento nacional, através da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, que concedeu ao Eusébio o Diploma do Mérito Pela Valorização da Vida. Poucos municípios brasileiros já foram contemplados com o referido diploma e, no Ceará, Eusébio foi o único até hoje”, diz Micheline.

Segundo Micheline, a experiência foi muito rica para a equipe que participou do intercâmbio. “O que mais nos marcou foi o trabalho intersetorial e integrado que a prefeitura de São Paulo realiza na Crcolândia, com quatro equipamentos funcionando em um mesmo complexo de forma integrada, dando todo suporte para os pacientes. Essa experiência, nós desejamos trazer para a nossa cidade”, frisa.

Participaram do intercâmbio além de Micheline Said, Suzana Ramires (psiquiatra), Franklin Alves (psicólogo), Luciano Falcão (Pedagogo) e Cláudio Leite (especialista em dependência química).