Construção da adutora que levará água ao Jabuti tem processo acelerado

quinta-feira | 18/06/2015

A construção da adutora que levará água para a localidade do Jabuti teve seu processo acelerado. A informação foi dada pelo presidente da Companhia de Água e Esgoto (Cagece), Neurisângelo Freitas ao prefeito Júnior, durante reunião realizada nesta quarta-feira (17), na sede da Companhia, em Fortaleza. Segundo Neurisângelo, a Cagece está em contato com a Semace, para que seja emitida uma licença ambiental, com maior rapidez possível, para que a obra seja licitada. O objetivo é que a construção da adutora seja iniciada ainda neste ano.

No encontro, que contou com a participação do deputado estadual Bruno Gonçalves, do secretário de Obras, Sebastião Albuquerque, e da representante da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Alessandra Marrocos, foi discutida, ainda, a conclusão da obra da adutora do Olho D’água. O prefeito Júnior solicitou agilidade no término da obra, para que a via seja asfaltada o mais breve possível.

O prefeito reivindicou do presidente da Cagece, que após o término de obras feitas pela Companhia, ela possa agilizar também o recapeamento e recuperação das vias. Júnior deu exemplo da Rua Ipu e da Estrada do Fio, que receberam obras da Cagece e devido à demora da recuperação das mesmas pela empresa, a prefeitura teve que arcar com o ônus e recuperar as duas vias. O presidente da Cagece disse que enviará ao Eusébio uma equipe para avaliar o problema e apresentar um relatório sobre as vias que precisam ser recuperadas pela Companhia.

O gestor municipal reivindicou a execução das obras de ampliação da rede para a Rua Francisco Mota com Assis Mangaba. Júnior pediu também à Cagece que elabore um projeto para a construção do sistema de esgotamento sanitário da cidade. “Estamos com 150 condomínios em construção e necessitamos de um sistema de esgoto que atenda a demanda crescente da cidade”, disse o prefeito.

Segundo o Prefeito Júnior, um problema que vem acontecendo é a realização de obras pela Cagece em vias recentemente recuperadas. “Essas obras são feitas somente com recursos municipais, e tão logo fazemos a obra, a Cagece perfura as ruas para ligações de água”, observou o prefeito. Neurisângelo reconheceu o problema e disse que isso ocorre em todos os municípios. Ele afirmou que qualquer intervenção não emergencial que for solicitada será comunicada à prefeitura.

Neurisângelo frisou que a Cagece tem o maior interesse em manter a parceria com a Prefeitura de Eusébio. Parceria esta, que possibilitou nos últimos 10 anos a ampliação da rede de abastecimento de água para 7.500 imóveis. “É o município que mais cresce na Região Metropolitana e estamos cientes das demandas existentes. Também sabemos que o Eusébio é um município rentável para a Companhia e por isso está sendo colocado como uma das nossas prioridades”, afirmou.