Escola lança projeto visando incentivar a solidariedade entre os alunos

segunda-feira | 18/05/2015

A Escola de Ensino Fundamental Neusa de Freitas Sá, da rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Eusébio, abriu nesta segunda-feira, a 8ª edição do projeto Tudo Pela Vida, que tem como objetivo incentivar a solidariedade dos alunos e da população eusebiense. O evento acontece de 18 a 22 deste mês.

O projeto tem, entre outros objetivos, a captação de sangue para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). “Muitos já sentiram na pele, o que é procurar doadores de sangue e medula quando um ente querido, amigo ou conhecido está entre a vida e a morte e mesmo quando necessita de sangue para o tratamento pós-operatório, e esbarram com a escassez”, afirmou a diretora da Unidade Escolar, Celiane Alencar.

O projeto tem como objetivos: desenvolver o trabalho coletivo em favor da vida; favorecer os alunos na atuação participativa e dinâmica; proporcionar momentos de integração, cultural, lazer e solidariedade; reconhecer e discutir a necessidade de exercer a cidadania e desenvolver aptidões artísticas, culturais e esportivas entre os alunos.

O projeto funciona da seguinte forma: os alunos são divididos em quatro equipes, que neste ano receberam os nomes dos quatro elementos da natureza: Água, Fogo, Terra e Ar. Durante esta semana, as equipes realizarão tarefas, que vão desde palestras, apresentações artísticas e culturais, competições esportivas, Quiz (Perguntas e respostas), escolha da Rainha do Evento, arrecadação de alimentos e brindes, até a captação de sangue. Todo material arrecadado será destinado às famílias carentes. A coleta de sangue acontecerá na quinta-feira, das 14 às 20 horas, no Ginásio da Escola.