Escolas municipais retomam o projeto de erradicação do trabalho infantil

quinta-feira | 17/07/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Educação, está realizando o Programa de Educação contra Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) nas escolas da rede municipal. O programa objetiva aumentar a conscientização da sociedade sobre o tema, reforçar a importância da erradicação das situações de exploração e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos, ampliando qualitativa e quantitativamente as políticas públicas de atendimento ao público em questão.

Com a retomada das aulas, neste segundo semestre, as escolas também retornam com o projeto. Os preparativos visam a participação dos melhores trabalho no III Painel Peteca, que acontecerá no próximo dia 29 de julho, NA Escola Neusa de Freitas Sá. No Eusébio participam ativamente do Peteca, 16 escolas municipais.

Segundo a secretária de Educação do Município, Ivonilde Santos, os trabalhos nas escolas foram desenvolvidos no primeiro semestre e cada escola apresentará a melhor atividade escolhida pela comunidade escolar, que pode ser dança, poema, peça teatral, jogral, paródia, e outras atividades.

A coordenadora do Peteca no Eusébio, professora Maria do Carmo (Carmosa), afirma que os cinco melhores trabalhos serão escolhidos para representar o Eusébio no Painel Regional do Peteca, que reunirá os municípios do 1a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação. Segundo o prefeito Júnior, o Peteca é um projeto feito em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) que tem o intuito de promover reflexões sobre os direitos da criança e do adolescente a partir da comunidade escolar, gerando assim uma rede de conscientização da sociedade.